URUGUAIANA JN PREVISÃO

Sputnik V

Assembleia e municípios formalizam pedido para compra de vacinas

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Assembleia Legislativa e municípios gaúchos entregaram nesta quarta-feira, 3/3, o protocolo de interesse na aquisição de vacinas contra a Covid-19 à empresa União Química - farmacêutica que detém acordo para produção no Brasil da vacina russa contra o coronavírus. A formalização do desejo foi registrada em ato híbrido pelo presidente do Parlamento, deputado Gabriel Souza (MDB), e contou com a presença da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e de representantes das Associações Regionais de Municípios do Estado do Rio Grande do Sul. O laboratório estima que a partir de abril será possível produzir a vacina em território brasileiro.

Em sua fala, Souza reforçou a importância da vacina para a volta das atividades sociais e econômicas e lembrou das ações da Assembleia em prol da compra dos insumos, como a votação para autorizar o Executivo a adquirir as vacinas, permitindo a despesa pública para este fim, e a criação de uma Comissão de Representação Externa - instrumento disponível no Regimento Interno da Casa. "Também realizamos ato público, com o Governo do Estado, solicitando ao Ministério da Saúde a inclusão dos professores e trabalhadores da educação no grupo prioritário da vacinação. Mas todas essas iniciativas só terão os resultados esperados se nós tivermos as doses das vacinas", esclareceu o parlamentar.

O consultor da União Química Rui Willig esteve com o presidente da AL no dia anterior e informou que com a produção própria do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) será possível, a partir do mês que vem, começar a fabricar a Sputnik V. "É uma honra, como gaúcho, estar aqui representando o presidente da empresa, Fernando de Castro Marques, que não mede esforços para seguir com os trâmites e começar logo a produzir a vacina, tão fundamental para todos nós. Esperamos ter em breve grandes notícias e avanços", afirmou Willig.  

RS terá mais uma semana de bandeira preta Anterior

RS terá mais uma semana de bandeira preta

Ministério Público pede cassação de Maher Jaber Próximo

Ministério Público pede cassação de Maher Jaber

Deixe seu comentário