Uruguaiana adota ações preventivas contra risco de intoxicação
ORÇAMENTO
Consulta Popular contempla dois projetos regionais

Reprodução - Entre as quatro propostas apresentadas pelo Corede Fronteira Oeste, duas foram contempladas
Os resultados da Consulta Popular 2025 foram divulgados, e a região da Fronteira Oeste garantiu dois projetos que receberão investimentos do Governo do Estado a partir do próximo ano. No total, 10 661 eleitores participaram do processo entre 6 e 12 de outubro, escolhendo as prioridades regionais que serão incluídas na Lei Orçamentária Anual (LOA).
Entre as quatro propostas apresentadas pelo Corede Fronteira Oeste, duas foram contempladas. O projeto mais votado foi “Construção, ampliação e/ou aquisição de equipamentos para CRAS e CREAS da região”, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), que recebeu 5.377 votos e será contemplado com R$ 1,2 milhão.
A segunda proposta vencedora foi a “Construção de açudes, poços e cisternas”, da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com 2.768 votos e o mesmo valor de investimento. Juntas, as duas iniciativas somam R$ 2,4 milhões destinados à região.
Votação
Uruguaiana, maior colégio eleitoral da Fronteira Oeste, registrou 2.103 votos, correspondendo a 2,53% de participação entre os 83.247 eleitores do município. O resultado colocou a cidade entre as que mais contribuíram para o total regional de votos. Na soma geral, municípios como São Borja (3.910 votos) e Alegrete (1.233) também tiveram destaque.
Entretanto, algumas cidades como, Quaraí, Sant'Ana do Livramento e São Gabriel, não obtiveram o mínimo de votos para serem classificados. Se o município não atingir o mínimo de 2% de votos do seu eleitorado, ele perde o acesso ao recurso garantido por essa iniciativa.
De acordo com o Corede Fronteira Oeste, a votação consolidou a importância da Consulta Popular como instrumento democrático e de desenvolvimento regional. Os projetos escolhidos refletem demandas sociais relevantes, especialmente nas áreas de assistência social e infraestrutura hídrica, fundamentais para o bem-estar das comunidades e para a sustentabilidade rural.
Histórico
Criada em 1998, a Consulta Popular é uma iniciativa que permite aos cidadãos gaúchos definir diretamente parte dos investimentos estaduais. A Consulta é coordenada pelo Governo Estadual em parceria com os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), que organizam e supervisionam o processo nas 28 regiões do Estado. Esse modelo colaborativo e descentralizado assegura que as demandas locais sejam representadas na alocação dos recursos estaduais. Na Fronteira Oeste, o Corede abrange 12 municípios: Alegrete, Barra do Quaraí, Itacurubi, Itaqui, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Sant’Ana do Livramento, Santa Margarida do Sul, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana.
A Consulta Popular reafirma sua relevância ao fortalecer a participação cidadã nas decisões sobre o futuro das regiões do Estado. O processo permite que diferentes segmentos da sociedade expressem suas necessidades e potencialidades, estimulando o engajamento político e o sentimento de pertencimento regional. Ao criar um espaço permanente de diálogo democrático, a iniciativa contribui para uma distribuição mais equitativa dos recursos públicos, melhora a qualidade de vida da população e consolida-se como um instrumento fundamental da democracia participativa e do desenvolvimento regional.
Deixe seu comentário