Investimentos para o município
Consulta Popular 2024/2025 é prorrogado até 15 de abril

Divulgação/PMU. imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A entrega da documentação é indispensável para a liberação dos recursos.
O prazo para encaminhamento dos projetos das propostas eleitas na Consulta Popular 2024/2025 foi prorrogado até o dia 15 de abril. Os 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e os servidores municipais são responsáveis pelo envio da documentação necessária à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) para homologação.
Para realizar o encaminhamento, a ação deve ser feita por meio do portal da Consulta Popular e o login no site é efetuado com o cadastro no domínio gov.br. Em seguida, é necessário seguir o passo a passo para anexar os documentos. Após o envio, o governo estadual analisa tecnicamente a documentação e, caso seja aprovada, faz o acompanhamento da liberação dos recursos.
Na última Consulta Popular, o município de Uruguaiana foi contemplado com um recurso de R$1,1 milhão para equipar um laboratório de análises de alimentos de origem animal, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
A iniciativa, idealizada pela professora e diretora do campus, Cheila Stopiglia, buscava atender à crescente demanda regional por análises de produtos como queijo, salame, mel e outros, preenchendo uma lacuna significativa de infraestrutura na região. O benefício auxiliou na redução de custos para os produtores.
Consulta Popular
Instituída no Rio Grande do Sul em 1998, a Consulta Popular está consolidada como mecanismo participativo pelo qual a população ajuda a definir em que áreas parte do orçamento anual será investido. Em 2024, o governo estadual investiu R$60 milhões na consulta, valor distribuído entre os 28 Coredes.
Em caso de dúvidas ou para obtenção de mais informações, o telefone para contato é: (51) 3288-1431.
Deixe seu comentário