Coronavírus
Distanciamento controlado no RS vigora a partir de seis de maio
Dividido em 20 regiões e classificado em quatro cores - amarelo, laranja, vermelho e preto. É assim que o Rio Grande do Sul deverá passar as próximas semanas, ou meses, em razão da crise do Coronavírus. O distanciamento controlado planejado pelo governador Eduardo Leite e sua equipe foi apresentado na quarta-feira aos prefeitos e representantes de entidades empresariais, durante uma videoconferência.
O plano deve vigorar a partir de seis de maio e o governador deu prazo até o dia dois para que cada setor apresente sugestões ao texto. Até o dia cinco, seguirá valendo a regra atual, que dá autonomia aos municípios para definir as restrições.
Cores
A divulgação das cores ocorrerá aos sábados, valendo para a semana seguinte. Já as coletas ocorrerão diariamente, visando manter atualizadas as informações e para que as cores possam ser alteradas em caso de mudança brusca do quadro.
As cores serão atribuídas a regiões e setores da economia, para efeito de definição do abrandamento ou do aperto nas restrições, conforme o avanço do vírus, número de mortes e capacidade de resposta do sistema hospitalar, entre outros critérios.
Inicialmente, a ideia era usar as cores verde, amarelo, laranja e vermelho, mas os técnicos entenderam que fazia mais sentido criar uma categoria para definir a situação crítica, que exigirá o lockdown total, optando pelo preto. Já o verde foi descartado porque significa a volta à normalidade, quando o distanciamento será considerado desnecessário.
Para cada bandeira existe um protocolo específico a ser exigido de cada setor - do uso de equipamentos de proteção individual à ocupação máxima da capacidade instalada.
Deixe seu comentário