Mais de 300 mil gaúchos têm até 19 de maio para regularizar situação eleitoral
Estado
Eduardo Leite se filia no PSD e é lançado como pré-candidato

Divulgação - "Quero o melhor para o meu país a partir da política bem feita e vejo isso aqui no PSD”
O governador Eduardo Leite está oficialmente filiado ao Partido Social Democrático (PSD). Ele assinou ficha na tarde desta sexta-feira, 9/5, em São Paulo, um dia depois de anunciar sua desfiliação do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), sigla da qual fez parte por 24 anos .
Em seu discurso, Leite disse que busca fazer política da forma que acredito, a favor do Rio Grande do Sul e para o Brasil. “Não é olhando o juízo de conveniência para como que na próxima eleição vai ser melhor, para onde os ventos estão soprando”, disse.
Eleições
O ato contou com a presença do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, que desde 2022 convida Leite para entrar na sigla. Inclusive, há uma semana, Kassab afirmou que Leite poderia concorrer à Presidência da República caso fosse para o partido. Porém, durante a coletiva de imprensa, Kassab disse que Eduardo Leite e Ratinho Jr., governador do Paraná, são “bons candidatos” para a presidência.
“Nós devemos ter um esforço para ter uma candidatura própria. O que aumenta muito a chance de termos uma candidatura própria e que temos dois bons candidatos à Presidência da República. O Eduardo e o Ratinho são duas pessoas que é um privilégio de qualquer partido os ter como seus filiados”, afirmou Kassab
Já Eduardo Leite disse que aspira e tem disposição para uma candidatura à presidência, porém não descarta concorrer ao Senado. “Se entender que há na minha pessoa, na minha figura, a possibilidade de liderar esse projeto, digo a todos, não apenas não tenho medo, como tenho vontade, disposição, apetite e desejo”, disse.
Nota do PSDB
O PSDB se manifestou sobre a saída do Governador da legenda. De acordo com a nota, Eduardo Leite tem trajetória pública exemplar e representa uma perda significativa para o partido.
Na manifestação, a presidente do PSDB/RS, Paula Mascarenhas, fala que Leite é fruto do PSDB e esteve comprometido com os valores que construíram a história do partido.“Respeitamos sua decisão, tomada num contexto político complexo, que impõe desafios a todos aqueles que defendem a democracia, a responsabilidade com a coisa pública e o equilíbrio institucional”, afirma a nota.
Além disso, reafirma o compromisso do PSDB com o governo do Estado, lembrando que é o terceiro mandato que o PSDB liderou o Executivo gaúcho.
Outro ponto é o “processo de reflexão e alinhamento” que o partido passa, para que seus valores continuem atuais e necessários ao país – atualmente o PSDB está em processo de fusão com o Podemos e o próprio Eduardo Leite votou a favor.
“Continuaremos lutando pelo fortalecimento do centro democrático, pela ética na política e por um projeto de país moderno, justo e inclusivo”, finalizou a nota.
Deixe seu comentário