Comércio
Jorge Prestes Lopes assume presidência da FCDL
O empresário uruguaianense Jorge Prestes Lopes assumiu nesta terça-feira a presidência da Federação dos Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL). A medida foi determinada pelo Poder Judiciário por conta do afastamento do presidente eleito em 2017, Vitor Augusto Koch, que está sendo acusado de irregularidades que culminaram no desvio de quase R$ 2 milhões.
Em 2017, Prestes Lopes foi eleito 1º vice-presidente da Federação, na chapa encabeçada por Koch, que era reeleito. Pouco depois, porém, uma série de irregularidades chegaram ao conhecimento dele e de outros membros da diretoria da entidade e o grupo buscou na Justiça o afastamento de Koch e a apuração das irregularidades.
À época, Koch respondia a inquérito policial, a investigações no Ministério Público Estadual e outras três ações judiciais cíveis, nas comarcas de Sapiranga, Caxias do Sul e Porto Alegre, movidas pela direção das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) dessas cidades. No entanto, o dirigente se apegou a todas as medidas judiciais cabíveis para se manter no cargo e foi afastado somente meses depois.
A partir do afastamento, em dezembro de 2019, uma junta governativa foi nomeada para conduzir a entidade até que o impasse tivesse um final. Cansados das tentativas de interferências de Koch, os membros da Junta Aljaci Britto, Cladimir Coppini e Marcio Farias Martins, renunciaram.
Já como presidente empossado, Prestes Lopes conversou com o Jornal CIDADE na tarde desta quarta-feira, 27/5, e disse que está "tomando pé dos assuntos da presidência desde ontem [26/5], com objetivo de pacificar o ambiente, visando a união do movimento lojista, especialmente neste momento crítico, de crise institucional e também econômica", disse.
A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a qual a FCDL é filiada já reconheceu a o novo presidente e, em ofício assinado pelo seu presidente, Jose Cesar da Costa, e encaminhado à entidade destacou "a necessidade do emprego dos esforços necessários para a estabilidade política na FCDL-RS de modo a ´preservar o movimento lojista no Estado e suas Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs)", além de se colocar à disposição do novo dirigente a fim de "alcançar estes objetivos comuns".
Buscando reaver a presidência da entidade, Vitor Koch ingressou com um novo recurso judicial, que deve ser julgado nos próximos dias.
Deixe seu comentário