PL isenta de ICMS empresas que fizerem transações com materiais reciclados
Tramita na Assembleia Legislativa um projeto de lei, de autoria do deputado Enio Bacci (PDT), que isenta do pagamento de ICMS empresas que fazem transações com materiais reciclados. O projeto prevê que ficam isentas de ICMS as empresas que fizerem transações com produtos oriundos de materiais reciclados. Nas operações de compra e venda destes produtos, a empresa também estará isenta. No entanto, o benefício não se aplica para empresas que já estão obrigadas, por determinação judicial, a conservar, proteger e prestar manutenção ao meio ambiente.
De acordo com o Deputado, o principal objetivo da medida é incentivar a reciclagem por parte das empresas, utilizando incentivos fiscais e isenção do ICMS. "A degradação do meio ambiente é um problema universal que se agrava principalmente pela exploração do homem sob estes bens naturais que são utilizados como fonte de matéria prima nos processos industriais. No entanto, estes processos aquecem a economia garantindo o desenvolvimento e a sobrevivência humana. Por isso, é preciso que se encontrem maneiras eficazes de manter o equilíbrio entre o consumo, a capacidade de oferta e de renovação a fim de garantir que as fontes de recursos não se extingam", disse ele.
Bacci também citou que, de acordo cum pesquisa do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), no Brasil são descartadas 450 mil toneladas de pneus todos os anos. "Se feito de forma errônea, pode causar grandes transtornos à sociedade. Já utilizado de forma correta, o descarte ameniza estes transtornos", alerta.
Para o parlamentar, é preciso incentivar as empresas a desenvolverem projetos que auxiliem no reaproveitamento desses materiais. A concessão de benefício fiscal, conforme ele, "é uma maneira de despertar o interesse de empresários dos mais variados ramos de atividades a desenvolverem projetos sustentáveis.
Deixe seu comentário