URUGUAIANA JN PREVISÃO

Distanciamento controlado

Prefeitos rejeitam proposta de Leite para assumir controle das bandeiras

Na transmissão ao vivo em que apresentou o mapa definitivo da 11ª rodada do sistema de Distanciamento Controlado, na segunda-feira, 20/7, o governador Eduardo Leite (PSDB) falou em mudanças no sistema. Ele disse acreditar que as medidas acerca do tema devem ser debatidas e as decisões tomadas num sistema de cogestão. A proposta foi criada levando em conta o número cada vez maior de recursos interpostos por municípios e associações a cada rodada do sistema. 

Para tratar do tema, Leite se reuniu com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e com os presidentes das 27 associações regionais de municípios. Ele propôs que prefeituras e associações tivessem autonomia para adotar restrições no âmbito do modelo de distanciamento social controlado de enfrentamento ao novo coronavírus.

No entanto, a Famurs rejeitou a proposta e disse que os municípios não podem assumir a responsabilidade sozinhos e que é preciso haver uma orientação do governo estadual. "Os prefeitos rejeitaram a proposta de transferir a responsabilidade para a definição das bandeiras aos municípios e associações. Agora é a hora de trabalharmos unidos sob a liderança do governo do estado, para que a gente tenha as menores consequências possíveis dessa enorme crise", disse o presidente da Famurs e prefeito de Taquari, Maneco Hassen.

Após a reunião, Hassen divulgou um vídeo explicando os motivos da entidade. "Não há dúvidas de que estamos passando por uma crise muito difícil. Infelizmente, os números aumentam a cada dia e o nosso cuidado tem que ser redobrado. E, para ter esse cuidado, precisamos ter uma atuação unificada, precisamos trabalhar juntos, precisamos estar unidos.

Felizmente se avançou no tema e, em nota conjunta, a Famurs e o Governo do Estado, disseram que o modelo foi construído para contemplar as diferenças e peculiaridades regionais e que no decorrer do processo, alguns ajustes foram realizados, como a criação da instância recursal ao resultado das bandeiras de classificação de risco, atendendo a um pedido dos municípios e que agora, para avançar no processo de aperfeiçoamento, o governo e a Famurs fortaleceram a intenção de aumentar o compartilhamento da gestão.

Ainda no documento está destacado que "por estarem na ponta e mais perto das suas comunidades, os prefeitos podem ampliar o engajamento no cumprimento das restrições previstas pelos protocolos do Distanciamento Controlado, além de contribuir para ajustá-los às realidades locais". Dessa forma, ficou acordado que os presidentes das associações regionais dos municípios e o presidente da Famurs, bem como o Gabinete de Crise do governo do Estado, irão aprofundar o debate internamente para que possam voltar a conversar nos próximos dias.

Projeto que facilita regularização do IPVA vai à votação nesta quinta-feira Anterior

Projeto que facilita regularização do IPVA vai à votação nesta quinta-feira

Secretaria de Meio Ambiente está sob novo comando Próximo

Secretaria de Meio Ambiente está sob novo comando

Deixe seu comentário