URUGUAIANA JN PREVISÃO

PSDB e DEM

Suposto aliciamento de pré-candidatos derruba possível coligação

Um racha político entre o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o Democratas eclodiu ontem, 14/4, com a publicação de uma resolução assinada pelo presidente local dos tucanos, advogado Paulo Henrique Inda, afastando os rumores de uma coligação das siglas para a eleição de outubro e esclarecendo com quem devem ocorrer quaisquer tratativas acerca do tema. 

No documento, fica vedada a participação de qualquer filiado do PSDB "na jurisdição do município de Uruguaiana a participar de qualquer reunião político-partidária com o partido político Democratas" tendo as eleições 2020 como pauta. Também determina que "reuniões político-partidárias com vistas à eventuais coligações para as eleições municipais 2020 serão conduzidas exclusivamente pela Executiva municipal". Por fim, esclarece que a desobediência da Resolução poderá ensejar sanções ética disciplinares nos termos do Estatuto Partidário.

Ao Jornal CIDADE, Inda explicou que a medida foi motivada por uma perda de confiança na direção local do partido, representada pelo general José Alberto Leal, e no deputado estadual pela sigla, Eric Lins. Conforme o dirigente, os dois partidos realizaram reuniões visando uma possivel coligação, nas quais ficou acertado o respeito integral às nominatas de pré-candidatos a vereança por cada um dos partidos. "Sentamo-nos em uma reunião e cada um dos dirigentes ficou sabendo da nominada de candidatos a vereador do outro, e ficou pactuado que isso seria respeitado, que não haveria aliciamento de pré-candidatos. Porém, esse acordo foi quebrado pelo DEM", diz ele. Por conta do que chamou de quebra vertical de confiança, Inda Inda encerrou as intenções de negociação com o DEM, o que segundo ele foi comunicado, inclusive à assessoria do deputado Eric Lins.

Ainda conforme Inda, a partir desse momento teve início uma articulação visando "dar um golpe na direção do PSDB", com o presidente do DEM contactando pessoas ligadas ao PSDB, com o objetivo de montar uma comissão que trataria de uma coligação e tendo já definido um candidato a vice. "Hoje (terça-feira) de manhã fui surpreendido com a informação de que o presidente do DEM estava convocando filiados do PSDB para se reunirem em torno de uma coligação e já impondo o nome de um filiado como indicado do DEM dentro do PSDB, para ser o candidato a vice na chapa encabeçada pelo partido, e deixando bem claro que isso estava sendo "costurando apenas com os cabeças brancas do PSDB e não com os cabeças pretas". Com isso, foi tomada a decisão de expedir a resolução e o DEM só pode vir falar em coligação nas eleições 2020 com o PSDB, com a Executiva do partido, através de seu presidente, que tem nome e sobrenome. Se chama Paulo Henrique Inda", explica o presidente. Conforme o dirigente, o DEM foi atrás de nomes fortes do nicho tucano e filiados de longa data, como os ex-prefeitos Nelson Pereira e Eloy Trojan, o ex-secretário Vitor Gediel e Orvandil Freitas, um dos fundadores do PSDB Uruguaiana.

Inda também destacou que, considerando o ocorrido está descartada a possibilidade de coligação entre os dois partidos neste cenário e que o PSDB terá um candidato próprio a prefeitura. "O PSDB terá candidato. E se dentre os quadros do partido não houver quem esteja disposto a concorrer, eu mesmo concorro", garantiu Inda, dizendo ainda que a motivação é o bem comum, pois, entre os dirigentes do PSDB de Uruguaiana não há "quem dependa da política. Todos têm profissão e estabilidade em suas carreiras". Por fim, disse que "O PSDB Uruguaiana não está à venda. Se o Deputado comprou de alguém em troca de cargo ou de vantagem financeira, ele que peça o dinheiro de volta".

O DEM

Procurado pela redação do CIDADE, o presidente do DEM, general Leal, disse lamentar a posição do presidente do PSDB e disse que "ele está enganado ou se fazendo de enganado".

Leal disse que acredita que a verdadeira motivação do advogado esteja relacionada a perda de um membro do PSDB, a ex-vereadora Neraí Kaufmann, que deixou a sigla e se filiou ao DEM. "Ele acredita que o deputado Eric e eu tivemos relação com essa decisão da ex-vereadora Neraí, mas na verdade está equivocado. Há tempos se falava da possibilidade e o deputado Eric conversava com ela sobre o tema. Neraí. Inclusive assumiu a vaga deixada por ele na Câmara e estava incerta acerca de permanecer ou não no PSDB. Cerca de dez dais antes do encerramento do prazo para a troca de partido (a chamada janela), ela ligou para mim e para o deputado informando que não deixaria seu então partido, pois estava se retomando o antigo PSDB. Na véspera do encerramento da janela ela decidiu mudar e teve suas razoes, que eu desconheço. Mas não houve participação do DEM nessa decisão. Depois que ela havia comunicado que ficaria no PSDB não mais falamos. Neraí é minha amiga e conversei com ela, que me disse que tem procurado ele [Inda] para falar sobre o que houve, mas que ele não a atende. Lamento que ele tenha tomado essa decisão", conta ele.

Sobre a suposta tentativa de escolher um vice para a chapa, dentro dos quadros do PSDB sem que tal situação passasse pela Executiva do partido, Leal disse que a informação não é verdadeira. "As tentativas de coligação, onde chegou a se tratar várias hipóteses, vários nomes, foram com ele [inda]. Ele não havia manifestado para mim que estava rompido conosco, que não havia mais a intenção da coligação. Para mim, estávamos coligados", finaliza Leal.

O Deputado

O CIDADE também procurou o deputado Eric Lins que, em nota disse que: "Eu entendo legítimas todas as manifestações partidárias e as pretensões de pré-candidatos à chapa majoritária, ou mesmo a ausência delas. De nossa parte, conversaremos com todos os que queiram colaborar pela reconstrução de Uruguaiana. Particularmente, espero que o PSDB mantenha-se irmanado ao DEM tal e qual o DEM historicamente vem sendo parceiro do PSDB há tantas eleições em Uruguaiana, mas essa é uma decisão interna, cabendo ao diretório, em convenção".

Leite flexibiliza medidas de contenção no interior Anterior

Leite flexibiliza medidas de contenção no interior

Ronnie anuncia que comércio volta a funcionar quinta Próximo

Ronnie anuncia que comércio volta a funcionar quinta

Deixe seu comentário