Coronavírus
Leite flexibiliza medidas de contenção no interior
Em transmissão ao vivo na tarde de ontem, 15/4, o governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB) falou sobre as novas medidas visando a contingência da pandemia pelo novo Coronavírus. Por meio de uma prorrogação do decreto que venceu nesta quarta-feira, ele manteve as restrições ao comércio até o dia 30 de abril nas regiões de Porto Alegre e Caxias do Sul e disse que, fora da Serra e da Região Metropolitana - como é o caso de Uruguaiana - os prefeitos poderão editar seus próprios decretos sobre o tema, desde que respeitando as determinações do decreto estadual.
Leite disse que o decreto com as novas regras de distanciamento social será publicado até a manhã de hoje, valendo para as regiões metropolitanas de Porto Alegre e Caxias do Sul, onde há maior incidência do Coronavírus. Nos demais municípios do interior, prefeitos estão autorizados a permitir a reabertura das atividades do comércio, desde que com regras de acesso e higiene
A flexibilização nas demais regiões está condicionada a algumas regras. O governador alegou que é preciso fazer uma transição segura entre a restrição mais rigorosa para uma mais flexível. A decisão se mostrou cautelosa e foi embasada na pesquisa coordenada pela Universidade Federal de Pelotas, com participação de outras instituições, entre elas a Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A pesquisa, na qual Uruguaiana está incluída (veja matéria na página 5), mostrou dados que indicam que o Rio Grande do Sul conseguiu achatar a curva do coronavírus. O Estado, na comparação com outros do país, tem algumas das menores taxas de infecção de pessoas e também de óbitos.
Leite aguardava as estimativas da pesquisa para, ao lado de outros indicadores, avaliar eventuais alterações nas determinações que restringem a movimentação de pessoas nas ruas. "Não queremos perder ninguém, não interessa a idade. Não podemos admitir perder qualquer vida", afirmou.
Município
O posicionamento de Leite deu sinal verde para o decreto do prefeito Ronnie Mello (PP) que libera o comércio para retomar suas atividades de forma gradual a partir de hoje, 16/4. No entanto, até o fechamento desta edição, o novo decreto municipal ainda não havia sido finalizado. De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, o documento deve conter todas as medidas já anunciadas, como sanitização das mãos de clientes na entrada do estabelecimento, colocação de tapete úmido com água sanitária ou hipoclorito de sódio na entrada dos estabelecimentos, portas e janelas abertas, distância mínima entre colaboradores, outras medidas deverão ser incluídas na lista.
Deixe seu comentário