URUGUAIANA JN PREVISÃO

PL

Uruguaiana poderá ter selo para empresas ‘amigas’ do autista

Arquivo pessoal - O selo será concedido a empresas que promovam políticas internas voltadas à empregabilidade de pessoas com autismo

Será apresentado na sessão ordinária desta terça-feira, 13/5, da Câmara de Vereadores o projeto de lei de autoria do vereador Wagner “Mano Gás” Garcia (Republicanos), que propõe a criação do selo “Empresa Amiga dos Autistas – TEA”. A proposta visa reconhecer e valorizar estabelecimentos empresariais que adotem práticas de inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no mercado de trabalho. 

De acordo com o texto do projeto, o selo será concedido a empresas que promovam políticas internas voltadas à empregabilidade de pessoas com autismo, como a reserva de vagas, programas de capacitação profissional e apoio a eventos culturais voltados a esse público. 

“O objetivo é incentivar a integração das pessoas com TEA à sociedade, promovendo o respeito, a valorização e a igualdade de oportunidades no ambiente laboral”, justificou o vereador Mano Gás. Ele destaca ainda que o projeto é um desdobramento da Lei Federal nº 12.764/2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. 

O selo poderá ser usado pelas empresas em campanhas publicitárias pelo período de dois anos, renovável mediante comprovação da continuidade das ações inclusivas. A regulamentação da proposta, caso aprovada, ficará a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação do município. 

Além de reconhecer empresas comprometidas com a inclusão, o projeto também busca combater a discriminação e incentivar adaptações no ambiente de trabalho para acolher melhor pessoas com TEA. A proposta segue agora para análise das comissões internas da Câmara e posterior votação em plenário. 


Aberto edital para eleições no Plano Alto Anterior

Aberto edital para eleições no Plano Alto

Mais de 300 mil gaúchos têm até 19 de maio para regularizar situação eleitoral Próximo

Mais de 300 mil gaúchos têm até 19 de maio para regularizar situação eleitoral

Deixe seu comentário