URUGUAIANA JN PREVISÃO

Marisele Velasques

Infinitos mundos

Ler é um hábito muito prazeroso, e quem o tem sabe o quanto é maravilhoso poder descobrir e viajar em diversos mundos sem sair do lugar. Cada livro com suas histórias ou pesquisas nos levam para experiências particulares mesmo que o autor tenha um propósito em sua escrita, são as infinitas interpretações dos leitores que irão trazer sempre novos olhares para o que já se escreveu.

Esse hábito deve ser iniciado ainda na infância, um momento divertido para a criança de forma natural como se fosse um novo brinquedo sem ser algo imposto. O ideal é que os livros estejam presentes nas casas e sejam apresentados ainda quando a criança é bem pequenininha, mas sabemos que uma parte significativa da sociedade não tem esse costume então, é na escola que a maioria deles são apresentados, cabendo ao professor a tarefa de apresentar uma diversidade de livros e diferentes gêneros textuais que promovam o interesse do aluno e ampliem suas capacidades comunicativas, interpretativas e cognitivas para a sua formação social.

Os benefícios da leitura para as crianças auxiliarão para toda a sua vida como no  desenvolvimento psicomotor, intelectual, vocabulário, escrita, criatividade, raciocínio lógico, entre outros. O processo para ensinar a ler é bem complexo, mas apresentar os livros como instrumentos de aprendizagem, prazer e curiosidade é tarefa importante para professores e os responsáveis das crianças.

Muitas pessoas acreditam que o brasileiro lê pouco, realmente pelo número da população é possível afirmar isso, mas o que se vende de livros nesse país são números interessantes comprovando que os leitores compram sempre mais de um. O mercado do livro apresenta inúmeros estilos literários para todas as faixas etárias, cada vez mais interativos conversam com o mundo atual de forma dinâmica, muitas vezes não se limitando apenas ao impresso, mas em digitais e até mesmo com outros elementos incluídos como jogos e brinquedos.

A Feira do Livro da nossa cidade está chegando ao seu 45º ano, aproveite com a sua família para passear e descobrir novos mundos e possibilidades de leituras e aprendizagens. A praça do Barão estará linda e pronta para receber leitores de todas as idades. Também será a oportunidade de ver muita cultura e arte, e quem sabe pegar um autógrafo de um dos autores dos livros que serão lançados.

Boa viagem aos infinitos mundos!

Renove a esperança Anterior

Renove a esperança

Educação digital Próximo

Educação digital

Deixe seu comentário