Vinte projetos culturais são selecionados pelo edital da PNAB
De Uruguaiana
Vinte projetos culturais são selecionados pelo edital da PNAB
Divulgação/Prefeitura de Uruguaiana - Edital cultural de Uruguaiana seleciona 20 projetos e reforça a política de fomento à diversidade artística local.
O Chamamento Público nº 003/2025, divulgado na terça-feira, 4/11, selecionou 20 projetos culturais de Uruguaiana no edital voltado ao fomento de iniciativas artísticas locais. A seleção, vinculada ao Programa Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), avaliou 66 propostas e aprovou projetos com pontuação igual ou superior a 48 pontos. O período para apresentação de recursos vai de 5 a 7/11, e o resultado final será divulgado em 11/11.
Entre os contemplados estão Mary Rosangela de Freitas Fantti, com “Arte e Tradição, mãos que criam” (67 pontos); Loise Patricia Vidal da Nova, autora de “O ser passista” (65 pontos); e Renata Tomazetti Cadorin, com “Nossas Histórias – As Estâncias de Uruguaiana” (64 pontos). Também foram selecionados “Uruguaiana em Panorama”, de Marilda Canal Peró, e “Vozes do Pampa: Resgate e Criação da Poesia Gaúcha”, de Maria Cristina de Freitas Machado, ambos com 64 pontos.
Os trabalhos escolhidos abrangem audiovisual, dança, literatura e cultura popular, com notas entre 48 e 67 pontos. O edital também valoriza inclusão e diversidade, com projetos de pessoas negras, indígenas, com deficiência (PCD) e LGBTQIAPN+, como “Bosque do Arco Íris”, de Dipablo Machado Pinto, “O Rincão da Aurora”, de José Fernando Dacanal Luzardo, e “Vírus da Alegria”, de Gisele Viana Arantes.
Na lista de suplentes, estão 46 projetos, liderados por “Apresentação do espetáculo: Admirável Tralha Velha”, de Hendrike Miguel Nunes (62,5 pontos). Na sequência vêm “Panos + Linhas = Felicidade”, de Ana Lúcia Betim Zubiaurre, e “Mulheres que Criam e Transformam a Comunidade”, de Lidiane Lima Fagundes. A relação também reúne propostas de artistas LGBTQIAPN+ e de proponentes negros e PCD, como “O Batuque do Recomeço”, “Circo Inclusivo” e “Aulas de Dança Afro-Brasileiras”.
Além dos aprovados e suplentes, seis projetos foram desclassificados por não atenderem aos critérios técnicos do edital. A próxima etapa é a entrega da documentação de habilitação jurídica, prevista para 12 e 13/11, no Protocolo Geral da Prefeitura. Caso algum selecionado não apresente os documentos exigidos, os suplentes serão convocados conforme a ordem de classificação.
A lista completa com os nomes dos selecionados, suplentes e desclassificados está disponível no portal da Prefeitura de Uruguaiana, na aba Editais (www.uruguaiana.rs.gov.br/portal/editais).
Deixe seu comentário