URUGUAIANA JN PREVISÃO

Música

Os cinco melhores Acústico MTV

Lembram dos discos Acústico MTV? Pois é, nos anos de 1990, a MTV Brasil lançou um programa musical de televisão com esse nome, inspirado na série MTV Unplugged, criado em 1989 nos Estados Unidos e que caiu no gosto da galera. 

A proposta era simples: convidar bandas para tocar suas músicas em um show desplugado, ou seja, somente com instrumentos acústicos. Dos eventos televisionados surgiu a ideia de fazer um disco e assim nasceu o selo musical Acústico MTV. Grandes artistas participaram do projeto e, para a indústria fonográfica brasileira, a série levou o mercado musical ao seu auge. 

E a proposta hoje é justamente relembrar essas obras. Dessa forma, com muita dificuldade para escolher apenas cinco, listei estes que, em minha singela opinião, foram os melhores Acústicos MTV. 

CAPITAL INICIAL 

Formada em Brasília, o "berço" do rock nacional, a Capital surgiu no início dos anos 1980 e até hoje é uma referência no gênero. O grupo gravou seu acústico em 2000, no Teatro Mars, em São Paulo. O álbum conta com 14 faixas, duas delas inéditas: Tudo Que Vai e Natasha (que só entrou no set list no dia do show e acabou se tornando um dos maiores sucessos da banda). São elas: 

1. "O Passageiro ("The Passenger") 

2. "O Mundo"  

3. "Todas as Noites"   

4. "Tudo Que Vai"   

5. "Independência" 

6. "Leve Desespero"   

7. "Eu Vou Estar" (Participação especial: Zélia Duncan) 

8. "Primeiros Erros (Chove)" (Participação especial: Kiko Zambianchi) 

9. "Cai a Noite"  

10. "Natasha" 

11. "Fogo" 

12. "Fátima" 

13. "Veraneio Vascaína"  

14. "Música Urbana"   

ENGENHEIROS DO HAWAII 

Os gaúchos do Engenheiros do Hawaii, referência nacional no gênero, gravaram o seu Acústico MTV em 2004 no espaço Locall em São Paulo. O set list traz 18 clássicos da banda e o disco foi sucesso nacional, ajudando a impulsionar a banda ainda mais. E aqui vai um destaque especial para o vocalista, Humberto Gessinger, e sua capacidade de desconstruir suas canções e recriá-las em tão pouco tempo. 

O set list é: "O Papa é Pop", "Até o Fim", "Vida Real", 4. "Infinita Highway", "Armas Químicas e Poemas", "O Preço", "Dom Quixote", "3x4", "Refrão de Bolero", "Surfando Karmas & DNA", "Depois de Nós" (participação: Carlos Maltz), "3ª Do Plural", "Terra de Gigantes/Números", "Somos Quem Podemos Ser", "Outras Frequências", "Pose (Anos 90)" (participação: Clara Gessinger), "A Revolta dos Dândis", "Era um Garoto Que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones". 

 

LEGIÃO URBANA 

O Acústico MTV da Legião Urbana foi o primeiro álbum ao vivo da banda, lançado em 1999, e o segundo do selo. No entanto o projeto, que acabou levando um Disco de Diamante, foi cancelado e retomado mais de dez vezes por ‘incompatibilidades de gênio’ entre a MTV e a banda e, embora tenha sido lançado em 1999, fora gravado sete anos antes, no Cine Haway, um cinema desativado na época, em São Paulo. O trabalho reuniu 14 faixas. 

São elas: "Baader-Meinhof Blues", "Índios", "Mais do Mesmo", "Pais e Filhos", "Hoje a Noite Não Tem Luar" (versão: Carlos Colla), "Sereníssima", "O Teatro dos Vampiros", "On the Way Home/Rise", "Head On", "The Last Time I Saw Richard", "Metal contra as Nuvens", "Há Tempos", "Eu Sei" e "Faroeste Caboclo". 

CÁSSIA ELLER 

Este talvez seja o mais aclamado – e premiados – discos com o selo Acústico MTV e foi também o último de Cássia Eller, morta em dezembro de 2001 em decorrência de uma overdose. Foi gravado em março de 2001, em São Paulo e é composto por dezessete músicas, de autoria de diversos artistas com quem Cássia teve excelentes parceria ao longo da carreira, e contou com a participação de Nando Reis. 

O set list é composto por: "Non, Je Ne Regrette Rien", "Malandragem", "ECT", "Vá Morar Com O Diabo", "Partido Alto", "1º De Julho", "Luz Dos Olhos", "Todo Amor Que Houver Nessa Vida", "Queremos Saber", "Por Enquanto", "Relicário", "O Segundo Sol", "Nós", "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", "De Esquina", "Quando A Maré Encher", "e Top Top". 

RITA LEE 

A rainha do rock não poderia ficar de fora! Rita Lee gravou seu Acústico MTV em junho de 1998, no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro. O álbum ganhou disco de platina e, em 2020, foi eleito pela revista Rolling Stone Brasil como um dos 11 melhores Acústicos MTV brasileiros de todos os tempos. Eu acho que está no top 5!  O disco trouxe 18 músicas no set list. 

São elas: "Agora Só Falta Você”, "Jardins da Babilônia", "Doce Vampiro", "Luz del Fuego", "Nem Luxo, Nem Lixo", "Alô, Alô Marciano", "Eu e Meu Gato", "Balada do Louco", "Papai Me Empresta o Carro", "O Gosto do Azedo", "Gitâ", "Flagra", "Desculpe o Auê", "Coisas da Vida", "M Te Vê", "Mania de Você", "Lança perfume" e "Ovelha negra". 


Uruguaiana terá estátua de César Passarinho Anterior

Uruguaiana terá estátua de César Passarinho

As 10 bandas de rock que estão em turnê de despedida em 2023 Próximo

As 10 bandas de rock que estão em turnê de despedida em 2023

Deixe seu comentário