URUGUAIANA JN PREVISÃO

Alerta controlado

Confirmado caso de gripe aviária em aviário no estado

Divulgação. - Governo do RS afirma que a situação está controlada e sob monitoramento.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) dois focos de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1), conhecida como gripe aviária no Rio Grande do Sul: um em uma granja avícola de reprodução, em Montenegro, e outro em aves silvestres no Zoológico de Sapucaia do Sul. Ambos os casos foram isolados com os protocolos adequados ao plano nacional de contingência para evitar a disseminação da doença. Segundo técnicos da Seapi, por se tratar de uma granja voltada à reprodução, não há risco no consumo de carne ou ovos. 

Por consequência, conforme preveem os acordos internacionais, as exportações de carne de frango para a China serão temporariamente suspensas. Essa é uma exigência contratual em situações de registro da doença em plantéis comerciais, segundo informou o Mapa. 

Apesar do alerta, a pasta esclareceu que o vírus não é transmitido por meio do consumo de carne de frango ou ovos, garantindo que os alimentos inspecionados continuam próprios para o consumo humano. O risco de infecção em pessoas é considerado baixo, sendo mais frequente em profissionais que mantêm contato direto com aves infectadas. 

O Mapa informou ainda que notificou oficialmente os setores envolvidos, a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), os Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, além dos países que mantêm relações comerciais com o Brasil. O órgão reforçou que o Serviço Veterinário Oficial possui equipe capacitada e equipada para lidar com esse tipo de situação. 

Desde 2006, os registros de IAAP têm se concentrado principalmente em países da Ásia, África e Europa setentrional. 

Atuação do Governo do Estado 

Diante das confirmações, o Governo do Estado realizou uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 16/5, na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), para prestar esclarecimentos e reforçar que a situação está sob controle. 

O secretário da Seapi, Edivilson Brum, destacou que a resposta foi rápida e coordenada, envolvendo técnicos experientes que atuaram imediatamente após a confirmação dos focos. “As ações seguiram todos os protocolos sanitários e mostram a capacidade da nossa equipe em lidar com emergências sanitárias”, afirmou. 

A Secretaria da Saúde (SES), por sua vez, mantém vigilância ativa sobre as pessoas que tiveram contato com as aves, principalmente os trabalhadores envolvidos na operação das áreas afetadas. Um canal direto de comunicação com a Seapi permite resposta ágil caso surjam sintomas suspeitos em humanos. 

Entenda a Influenza Aviária 

A gripe aviária é uma infecção viral altamente contagiosa que acomete principalmente aves domésticas e selvagens, podendo, em casos raros, atingir humanos. Os sintomas mais comuns nas aves incluem dificuldades respiratórias, secreção nasal, espirros, torcicolo, diarreia, perda de coordenação motora e alta taxa de mortalidade. 

Embora o risco para a população em geral seja considerado mínimo, autoridades reforçam a importância da vigilância contínua e da aplicação rigorosa de medidas de biossegurança para prevenir a propagação da doença.  


Confirmado caso de gripe aviária em aviário no estado Anterior

Confirmado caso de gripe aviária em aviário no estado

Colheita do arroz atinge 95% no Rio Grande do Sul Próximo

Colheita do arroz atinge 95% no Rio Grande do Sul

Deixe seu comentário