URUGUAIANA JN PREVISÃO

INOVAÇÃO

Governo discute criação de centro de inteligência do agro

Divulgação/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Integrantes da Sict e da Seapi conversaram sobre a iniciativa, que busca aproximar inovação e agronegócio.

As secretarias estaduais de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) e Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) se reuniram, na quinta-feira, 27/4, para discutir a criação de um centro de inteligência do agro, idealizado para ser referência em inovação e um hub que reúne iniciativas em prol do desenvolvimento do setor.

O projeto está ainda em estágio inicial e foi apresentado pela titular da Sict, Simone Stülp. Na explanação, ela ressaltou que o agronegócio consta não só no plano atual do governo do Estado, mas também no planejamento estratégico proposto pela pasta para o período de 2023 a 2026. “Estamos imaginando um centro integrado para o agro construído coletivamente, com a intenção de aproximar atores e conectar a inovação e a tecnologia ao setor”, explicou.

Entre os objetivos do projeto está a formação de profissionais preparados para o mercado do agro com foco em inovação, o estímulo a pesquisa e desenvolvimento (P&D) e a integração dos diferentes atores do setor no Estado. A proposta é que o centro de inteligência se estruture a partir dos focos temáticos mais relevantes para o agro e tenha a sustentabilidade como um norte, reunindo entidades parceiras da quádrupla hélice da inovação que viabilizem a sua criação. “Se incorporarmos a tecnologia ao agro, não haverá outro Estado como o nosso”, comentou Simone.

Os próximos passos devem envolver a estruturação de subprojetos, a discussão sobre os focos da iniciativa e a definição dos diferenciais que devem compor sua estrutura. Além disso, será elaborado um cronograma, a fim de otimizar recursos e guiar o desenvolvimento da iniciativa.

Safra de arroz terá redução de 7,8% Anterior

Safra de arroz terá redução de 7,8%

Estado colheu 82% da lavoura de arroz Próximo

Estado colheu 82% da lavoura de arroz

Deixe seu comentário