URUGUAIANA JN PREVISÃO

Abertura da Colheita do Arroz

Seminário Duas Safras fará parte da programação

Maurício Concatto/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Evento sob responsabilidade do SenarRS é atração no último dia de evento em Capão do Leão.

Iniciativa que percorreu o Rio Grande do Sul em 2022, o Seminário Duas Safras, organizado pelo Senar/RS, será a atração do terceiro dia da 33ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas. No dia 16 de fevereiro, último dia do evento, o Auditório Frederico Costa na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão, receberá uma edição do seminário do programa que vem intensificando o trabalho promovido por mais de uma dezena de entidades no Estado do Rio Grande do Sul, capitaneadas pela Farsul e pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e que conta também com a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz).

Conforme o superintendente do Senar/RS, Eduardo Condorelli, será uma oportunidade de discutir os processos de intensificação da produção agrícola no Estado e, particularmente no caso da orizicultura, dos processos que podem intensificar a produção agrícola em terras baixas. “Portanto é uma oportunidade para discutirmos o espaço que existe para a produção de milho em terras baixas no Rio Grande do Sul bem como também a possibilidade da produção de cereais de inverno, particularmente o trigo em terras baixas”, destaca.

Condorelli também enfatiza que neste dia 16 de fevereiro se permitirá que haja grande confluência de ações entre o programa Duas Safras e a própria proposta da Abertura da Colheita deste ano do produtor multissafras. “Acredito que tenhamos a oportunidade de mostrar que há como se extrair mais resultados de nossas áreas fazendo com que essa grande harmonização que é o Duas Safras, esta soma de esforços de entidades e organizações que representam diversos segmentos das cadeias produtivas dos grãos do Estado do Rio Grande do Sul, mas também da pecuária, que possamos intensificar os resultados dos produtores da orizicultura”, observa.

O superintendente do Senar/RS reforça ainda que a entidade, com o apoio da Embrapa, não poderia se furtar de servir de meio para a difusão do conhecimento que permitirá que produtores rurais do nosso Estado, particularmente os orizicultores, tenham resultados econômicos mais satisfatórios a partir de uma intensificação organizada de seu processo produtivo agrícola.

Condorelli frisa ainda a participação na iniciativa do Duas Safras da presença do diretor de Meio Ambiente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), Nelson Ananias, que vai explanar sobre o mercado de carbono e as oportunidades que existem para a agricultura brasileira e a gaúcha mais ainda, de participar de um mercado que remunera por um trabalho feito na agricultura todos os dias sequestrando carbono a partir da fotossíntese realizada pelas plantas que são cultivadas. “É uma oportunidade enorme que também estará inserida nessa questão do Seminário Duas Safras pela oportunidade que temos a presença do Nelson, que virá de Brasília e esteve recentemente nesta última COP, no Egito, mas em outras COPs. O Nelson é uma pessoa que tem um conhecimento muito grande e pode trazer ao Rio Grande do Sul notícias e informações muito relevantes aos produtores rurais daqui”, salienta.

A Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas terá como tema central "Arrozeiros como produtores multissafras”. O evento, que ocorre de 14 a 16 de fevereiro, contará com mais de 130 expositores, sendo 34 nas vitrines tecnológicas, além da presença de mais de 30 caravanas de produtores. A programação terá ainda outros painéis que abordarão temas relacionados à mercado, gestão, tecnologias e rotação de culturas, e a realização da reunião da Câmara Setorial do Arroz.

A programação completa assim como as inscrições para o evento, que ocorrerá de forma híbrida (virtual e online), e de forma gratuita, podem ser conferidas no site colheitadoarroz.com.br.

Importância do Brasil na alimentação mundial será tema de debate Anterior

Importância do Brasil na alimentação mundial será tema de debate

Cicico Dorneles será homenageado na 33ª Abertura da Colheita do Arroz Próximo

Cicico Dorneles será homenageado na 33ª Abertura da Colheita do Arroz

Deixe seu comentário