Medalha
Alunos de Uruguaiana se destacaram na Olimpíada de Matemática
Reprodução - redes sociais - JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - João Victor tem 18 anos.
João Victor de Oliveira Fistarol, estudante da Escola Estadual Elisa Ferrari Valls, de 18 anos, foi um dos destaques na 18ª edição da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas, conquistando a medalha de bronze regional e prata nacional na competição. João Victor concluiu o ensino médio em 2023, no mesmo ano que foi premiado na Olimpíada. O aluno conta que começou a se interessar pela competição no final de 2022 e então começou a pesquisar sobre as edições, decidiu comprar um cursinho online para se preparar para a prova e estudou durante 8 meses. Em paralelo a isso, João Victor também estudou para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) durante o cursinho pré-vestibular no Meta. Com a recente conclusão do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024, o jovem foi aprovado em Medicina Veterinária na Universidade Federal do Pampa, no Campus Uruguaiana. “Tudo isso que aconteceu na minha vida nesse último ano foi graças às pessoas que me incentivaram e acreditaram que eu era capaz. Meus agradecimentos especiais aos meus pais, Joselito Antonio e Maria do Carmo, e às minhas professoras de matemática, Joziele e Ariane, que me deram forte apoio durante a caminhada.” finalizou.
Além de João Victor, mais quatro alunos de Uruguaiana ganharam medalhas na competição. Yasmin Guerisoli Beltram, estudante da Escola Dom Hermeto, ganhou a medalha de bronze, João Flavio de Freitas Tadeu, da Escola Romaguera Corrêa, também conquistou a medalha de bronze, Guilherme da Silva Pereira, do Instituto Laura Vicuña, levou a medalha de ouro e Enzo Pacheco Soares, também da Escola Romaguera Corrêa, ganhou a medalha de prata.
Olimpíada de Matemática
A Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um evento nacional que visa promover o estudo da matemática entre os alunos das escolas públicas brasileiras. Criada em 2005, a OBMEP tornou-se uma das maiores competições educacionais do país, envolvendo milhões de estudantes a cada ano. Seu principal objetivo é incentivar o interesse dos jovens pela matemática, estimulando o raciocínio lógico, a criatividade e o desenvolvimento de habilidades cognitivas. A OBMEP é composta por três níveis de provas, abrangendo desde os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até os do 3º ano do Ensino Médio. Além das provas individuais, a OBMEP também promove a participação das escolas em sua forma coletiva, reconhecendo aquelas que se destacam no estímulo ao estudo da matemática. Com suas atividades e premiações, a OBMEP desempenha um papel fundamental na promoção da educação matemática no Brasil, contribuindo para a formação de futuros profissionais e para o desenvolvimento do país como um todo.
Deixe seu comentário