recorde
Estado registra mais de 214 mil inscrições no Enem 2025

Ilustração/Pexels - Candidatos maiores de 18 anos poderão obter certificado do ensino médio pelo certame.
O Rio Grande do Sul contabilizou 214 412 inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, de acordo com levantamento divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Entre os candidatos, 88 330 obtiveram isenção da taxa e 126 229 irão pagar pela inscrição. Ainda que tenham direito à gratuidade, todos os participantes precisam se inscrever pela Página do Participante, inclusive aqueles que tiveram a isenção aprovada ou a justificativa de ausência aceita na edição de 2024. Segundo o Inep, essas etapas não garantem inscrição automática.
Para quem esqueceu a senha da conta Gov.br, é possível recuperá-la seguindo as orientações disponíveis na própria plataforma. As provas estão confirmadas para os dias 9 e 16 de novembro.
Inscrição simplificada
Neste ano, estudantes que estão concluindo o ensino médio na rede pública terão a inscrição pré-preenchida no sistema. Apesar da facilidade, a confirmação da participação ainda é obrigatória. Os candidatos devem validar os dados, escolher a língua estrangeira (inglês ou espanhol) e finalizar o processo na Página do Participante.
Nesses casos, a isenção da taxa será concedida automaticamente, sem necessidade de solicitação, e o sistema não vai gerar boleto de pagamento.
Certificação do ensino médio
Uma das novidades do Enem 2025 é a retomada da possibilidade de utilizar o exame para a certificação da conclusão do ensino médio ou a comprovação de proficiência parcial, voltada a candidatos maiores de 18 anos.
Para isso, é necessário selecionar essa opção no momento da inscrição e atingir a pontuação mínima exigida: 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 pontos na redação. O Enem segue sendo a principal porta de acesso ao ensino superior público e a programas como o Sisu, o Prouni e o Fies.
Deixe seu comentário