Evento destaca trajetória e desafios das mulheres na segurança pública
Semana da educação especial
Evento destaca a importância do esporte para jovens com deficiência

Divulgação -
A 19ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Santana do Livramento, irá realizar a Semana da Educação Especial 2021, entre os dias 21 e 28 de agosto. Com o tema 'É tempo de transformar conhecimento em ação', a programação contará com uma live com o atleta José Arthur Quines Furtado, na qual o jovem irá contar como é possível, mesmo em tempos de pandemia, conciliar estudos e esporte. Descoberto pelos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS), ele hoje é campeão brasileiro.
O estudante de 17 anos, do 2° ano do Ensino Médio da Escola General Neto, de Santana do Livramento, é uma promessa na natação paralímpica. Arthur possui deficiência visual e é inspiração para outros jovens. Neste período de ensino híbrido, ele treina diariamente no Grêmio Náutico União em Porto Alegre e participa das aulas de forma remota.
Em 2019, Arthur foi destaque por índice técnico com apenas 15 anos em sua categoria S12 no Circuito Brasil Loterias Caixa, ganhando o direito de fazer classificação internacional junto aos demais atletas de rendimento do nosso país. O Circuito Brasil é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, natação e halterofilismo, de acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O Brasil já conquistou 102 medalhas na natação em Jogos Paralímpicos, sendo 32 de ouro, 34 de prata e 36 de bronze.
O presidente da Associação Esporte +, Rotechild Prestes, falou da magnitude do trabalho realizado com jovens com deficiência, que começa ainda na fase em que estão na escola. "O nosso papel enquanto educadores é o de ensinar ao jovem com deficiência a entrar e a sair da piscina compreendendo a realidade de cada um", afirmou.
Hoje são 17 alunos da rede pública estadual nadando com a Associação Esporte + nas piscinas do Grêmio Náutico União. Os treinos acontecem de segunda a sexta-feira, das 17h às 22h, com horários determinados para preparação física e treinamento.
A técnica de natação e diretora esportiva da Associação Esporte +, Fernanda Michaelsen, explicou que há previsão de convocações para competições internacionais pela frente. "Estamos preparando os nossos jovens, já temos alguns integrantes nas seleções brasileiras. Estão previstos os Jogos Parapan-Americanos na Colômbia em novembro, mas em função da pandemia, ainda é uma dúvida. Estamos aguardando a convocação de no mínimo 6 atletas", afirmou.
Deixe seu comentário