URUGUAIANA JN PREVISÃO

Semana da educação especial

Evento destaca a importância do esporte para jovens com deficiência

Divulgação -

A 19ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Santana do Livramento, irá realizar a Semana da Educação Especial 2021, entre os dias 21 e 28 de agosto. Com o tema 'É tempo de transformar conhecimento em ação', a programação contará com uma live com o atleta José Arthur Quines Furtado, na qual o jovem irá contar como é possível, mesmo em tempos de pandemia, conciliar estudos e esporte. Descoberto pelos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS), ele hoje é campeão brasileiro.

O estudante de 17 anos, do 2° ano do Ensino Médio da Escola General Neto, de Santana do Livramento, é uma promessa na natação paralímpica. Arthur possui deficiência visual e é inspiração para outros jovens. Neste período de ensino híbrido, ele treina diariamente no Grêmio Náutico União em Porto Alegre e participa das aulas de forma remota.

Em 2019, Arthur foi destaque por índice técnico com apenas 15 anos em sua categoria S12 no Circuito Brasil Loterias Caixa, ganhando o direito de fazer classificação internacional junto aos demais atletas de rendimento do nosso país. O Circuito Brasil é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, natação e halterofilismo, de acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O Brasil já conquistou 102 medalhas na natação em Jogos Paralímpicos, sendo 32 de ouro, 34 de prata e 36 de bronze.

O presidente da Associação Esporte +, Rotechild Prestes, falou da magnitude do trabalho realizado com jovens com deficiência, que começa ainda na fase em que estão na escola. "O nosso papel enquanto educadores é o de ensinar ao jovem com deficiência a entrar e a sair da piscina compreendendo a realidade de cada um", afirmou.

Hoje são 17 alunos da rede pública estadual nadando com a Associação Esporte + nas piscinas do Grêmio Náutico União. Os treinos acontecem de segunda a sexta-feira, das 17h às 22h, com horários determinados para preparação física e treinamento.

A técnica de natação e diretora esportiva da Associação Esporte +, Fernanda Michaelsen, explicou que há previsão de convocações para competições internacionais pela frente. "Estamos preparando os nossos jovens, já temos alguns integrantes nas seleções brasileiras. Estão previstos os Jogos Parapan-Americanos na Colômbia em novembro, mas em função da pandemia, ainda é uma dúvida. Estamos aguardando a convocação de no mínimo 6 atletas", afirmou.


VI Conapesc está com inscrições abertas Anterior

VI Conapesc está com inscrições abertas

Reunião discute consequências de notícias falsas Próximo

Reunião discute consequências de notícias falsas

Deixe seu comentário

Outras

Cookies.

Ao usar este site você aceita que usamos cookies. política de privacidade.

Aceito