URUGUAIANA JN PREVISÃO

Virada

Fogos de artifício exigem cuidados para um Réveillon seguro

Ilustração/Freepik imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Os fogos de artifício, mesmo os silenciosos, podem representar um risco

As celebrações de Réveillon são marcadas pelos tradicionais fogos de artifício, que iluminam o céu em um espetáculo de cores e luzes. Porém, é fundamental que essas comemorações sejam realizadas com segurança para evitar acidentes, danos materiais e interrupções no fornecimento de energia elétrica. 

Os fogos de artifício, mesmo os silenciosos, podem representar um risco significativo quando utilizados próximos à rede elétrica. Cabos, postes e transformadores são vulneráveis a acidentes envolvendo esses artefatos, podendo gerar rompimento de fios, curtos-circuitos, quedas de energia e até incêndios. Esses problemas não apenas colocam vidas em perigo, como também impactam serviços essenciais como hospitais, comércios e residências. Confira algumas dicas para um manuseio seguro. 

Escolha produtos certificados 

Sempre adquira fogos de artifício com o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e de fornecedores autorizados. Produtos clandestinos podem ser extremamente perigosos. 

Manuseio por adultos 

Apenas adultos devem manipular os artefatos, seguindo rigorosamente as instruções fornecidas na embalagem. Improvisar ou utilizar de forma inadequada pode resultar em acidentes graves. 

Local adequado 

Escolha locais abertos, livres de fiações elétricas, árvores, vegetação ou outras estruturas que possam ser atingidas. A distância segura da rede elétrica é essencial para prevenir curtos-circuitos e acidentes. 

Evite a proximidade da rede elétrica 

Nunca solte fogos de artifício perto de postes, cabos ou transformadores. O contato com esses equipamentos pode causar acidentes fatais e danos à infraestrutura elétrica. 

Respeite as normas locais 

Antes de planejar o uso de fogos, informe-se sobre as regras vigentes na sua cidade. Algumas localidades possuem restrições específicas para a queima de fogos, visando proteger tanto as pessoas quanto o meio ambiente. 

Uruguaiana 

A Lei n.º 5.198, de 28 de janeiro de 2021, proíbe o uso, queima e soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos que contem com estampido na área urbana. Pela legislação, são passíveis de punição as pessoas físicas e as pessoas jurídicas que descumprirem a proibição, sendo sujeitos ao pagamento de multa no valor de 150 URM (Unidade Referencial Municipal) para a pessoa física o equivalente a R$ 644,30 ou de 250 URM para pessoa jurídica representando R$ 1.063,25 e multa dobrada em caso de reincidência. 

Os valores arrecadados com as multas podem ser destinados a ações de conscientização sobre a lei, programas de proteção animal e iniciativas de controle populacional de animais por meio de esterilização cirúrgica. 


Abastecimento de água ainda não tem previsão Anterior

Abastecimento de água ainda não tem previsão

Saiba quais os seus direitos na hora de trocar o presente de Natal Próximo

Saiba quais os seus direitos na hora de trocar o presente de Natal

Deixe seu comentário