Fórum da Agricultura
Agricultura familiar é tema de evento
![](https://suitacdn.cloud-bricks.net/fotos/586361/file/desktop/16494588566870.png?1674113169)
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Ocorreu, na tarde desta sexta-feira, 8/4, a primeira edição do Fórum Municipal da Agricultura Familiar. No auditório do Sest/Senat foram realizadas diversas palestras abordando temas relacionados ao desenvolvimento do setor no município. A maioria dos participantes eram pequenos produtores rurais de Uruguaiana, que buscavam aperfeiçoamento.
O 1º Fórum de Agricultura Familiar foi criado com o intuito de fomentar o desenvolvimento local, proporcionando melhorias e avanços específicos para o pequeno produtor uruguaianense. Ao longo da tarde, os participantes puderam degustar uma amostra da produção dos pequenos produtores. Já no final do encontro, foram destacados os principais trabalhos desenvolvidos pelos produtores locais, que receberam uma menção honrosa pela realização da agricultura familiar.
Os premiados foram os produtores de hortifrutigranjeiros João Martin Santana Baioco e Elenice Gute Baioco (Imbaá), Fernando da Costa Azevedo (Imbaá) e Almir Rogério Oliveira Dornelles (Imbaá). Já no setor de ovinicultura foi Claudiomar Soares Rodrigues (Touro Passo) e João Pedro Bairros Rodrigues (Queimada). Na produção do mel foi Valter José de Mello (João Arregui).
De acordo com o secretário municipal de desenvolvimento econômico, Rodrigo Santariano "há tempos discute-se a importância da agricultura familiar relacionada ao desenvolvimento local, de maneira que a evolução ocorra a partir de meios sustentáveis, proporcionando desta forma o desenvolvimento econômico, e ao mesmo tempo, respeitando o meio ambiente".
Os pequenos agricultores comercializam parte da produção aos domingos na Feirinha Municipal. As bancas ficam montadas na Praça Barão do Rio Branco das 8h às 12h. Atualmente o município conta com o cadastro de 454 pequenos e médios produtores ativos, o que proporciona um atendimento anual que supera 200 propriedades.
Deixe seu comentário