parceria
Inscrições para curso de Educação Quilombola são prorrogadas até dia 20

Bruno Peres imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Curso é resultado de parceria com várias instituições, inclusive a Unipampa
As inscrições para o Curso de Extensão em Formação para Docência e Gestão na Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola foram prorrogadas até o dia 20 de fevereiro de 2025. A formação, voltada para professores, estudantes de licenciatura e gestores da educação básica, é gratuita e será realizada na modalidade a distância.
O curso disponibiliza mais de 12 mil vagas e busca promover a equidade na sala de aula, incentivando uma educação antirracista. A formação combina teorias e práticas pedagógicas que valorizam a história e as identidades étnico-raciais, com acesso a uma plataforma virtual que oferece conteúdos didáticos, tutorias e encontros síncronos.
A carga horária total é de 120 horas, distribuídas em quatro módulos de 30 horas cada: Panorama Étnico-Racial e Quilombola Brasileiro; Culturas e Territorialidades; Educação Antirracista na Prática; e Gestão Democrática para a Diversidade. As atividades acontecerão entre os meses de março e junho de 2025, e os participantes que concluírem o curso receberão certificados de extensão.
O curso é fruto de uma parceria entre a Universidade Aberta do Brasil (UAB), a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC). No Rio Grande do Sul, conta com a participação da UFSM, UFRGS, Unipampa e FURG, que ofertarão as vagas em suas respectivas plataformas de ensino.
Podem se inscrever professores e gestores da educação básica das redes pública e privada, graduados em cursos de licenciatura e estudantes regularmente matriculados em licenciaturas. As inscrições devem ser realizadas pelo site do edital, mediante o envio de documentos comprobatórios e a escolha da instituição parceira desejada.
Deixe seu comentário