Vacina
Amfro buscará doses da vacina da Pfizer
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro), presidida pelo prefeito Ronnie Mello (PP) realizou na tarde de ontem, 10/5, reunião para falar sobre as vacinas contra a covid-19 produzidas pela farmacêutica Pfizer e que desde a semana passada estão sendo distribuídas pelo Governo Federal.
Até o momento, as doses da vacina - única que promete imunização com uma só aplicação - estão sendo disponibilizadas para as capitais, por decisão do Ministério da Saúde.
A maioria dos prefeitos da região, porém, quer receber o imunizante e garante condições de armazenamento para elas. Durante a reunião, Mello disse que a distribuição das doses do fabricante americano pode ser feita além do eixo das capitais, demonstrando que as cidades da região poderão receber as vacinas, tendo logística adequada e condições de armazenamento.
O posicionamento será informado à Secretaria Estadual da Saúde (SES RS) por meio de comunicação oficial. Nas principais razões elencadas pelos prefeitos estará a estrutura de logística e de armazenamento que a região possui. Em pelo menos três das principais cidades da região há o equipamento conhecido como "super freezer", capaz de manter as vacinas nas temperaturas ideais e exigidas pelo fabricante.
Uruguaiana, São Gabriel e Itaqui tem essa estrutura pronta para receber o repasse de doses da Pfizer. "A ideia é buscarmos o repasse para a região, pois temos estrutura para a armazenagem e para posterior distribuição para o restante das cidades", disse Ronnie. Ainda segundo o prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, é necessário que haja a busca por um ponto de equilíbrio na questão.
Deixe seu comentário