Em todo o RS
Choverá em uma semana o equivalente a quatro meses
Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
O Rio Grande do Sul verá volumes extraordinariamente altos de precipitação nos próximos dias segundo a MetSul, empresa geradora de conteúdo de informação meteorológica do Conesul. Há probabilidade de marcas entre 300 e 500 milímetros, o que representa um volume de água do que costuma acontecer em quatro a cinco meses em apenas uma semana.
Um vórtice ciclônico, também conhecido como baixa fria, chegará do nordeste da Argentina avançando para áreas do Oeste do Sul do Brasil. A chuva durante esta terça-feira, 3/5, com o vórtice ciclônico passando a atuar na região sul, terá períodos de moderada a forte em muitas cidades, com precipitações localmente torrenciais que podem despejar altos volumes localizados em curto período.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil em Uruguaiana, Paulo Woultheres, uma forma de prevenir estragos causados pela água no município é o descarte correto de lixo, principalmente por quem mora próximo aos córregos. Ao chover uma grande quantidade em um espaço de tempo curto, a tendência é que as águas elevem os níveis dos cursos de água, trazendo o lixo para bueiros e ralos, impedindo o escoamento da água. O entupimento faz com que a água entre nas residências.
"As pessoas têm que fazer a sua parte: limpeza, descarte de lixo correto e denúncias. Ao notar que outros estão descartando objetos de maneira incorreta, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural (Semiur) ou com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (Sema). Ao efetuar a denúncia, as providências legais serão tomadas", afirma o Coordenador.
Risco de Transbordamento
Segundo a MetSul, o Rio Uruguai pode vir a enfrentar nova cheia, desta vez pelos acumulados muito altos no começo da bacia, onde a promessa é de chuva intensa. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para chuvas volumosas e risco de transbordamento de rio para praticamente todo o Estado, excetuando apenas o extremo sul do RS. O alerta informa possíveis temporais associados à chuva volumosa e rajadas de ventos fortes. A vigência do alerta, a princípio, é até quinta-feira, 5/5.
Alegrete é uma das cidades que já decretou emergência. O nível do Rio Ibirapuitã apresenta oscilações. Na medição da manhã de domingo, 1/5, demonstrou pequena alta. A leitura da régua no final da manhã mostrou 11,98 metros acima do normal. A Prefeitura de Quaraí também decretou emergência devido à enchente.
Previsão
Conforme a previsão do aviso hidrometeorológico oficial do Estado, entre a madrugada e a manhã desta terça-feira, o tempo segue instável sobre o estado, com condição para elevados volumes de chuva entre o Norte e o Nordeste gaúcho, devido à atuação da baixa. Ao longo do dia, este sistema evolui para um ciclone extratropical, que se desenvolve entre a costa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e mantém as chuvas fortes entre o Centro, Norte e Nordeste do estado. Os acumulados podem ultrapassar os 90 mm em áreas da Serra e Litoral Norte. Com a influência do ciclone, os ventos sopram com moderada a forte intensidade sobre o estado, com rajadas de vento que variam entre 70 e 90 km/h, especialmente na faixa litorânea, deixando o mar bastante agitado e aumentando o risco de ressaca.
Deixe seu comentário