Projeto de Lei 'inconstitucional' é apresentado pela terceira vez
pandemia
Comitê de Contingenciamento debate situação crítica
O Comitê de Contingenciamento Municipal, integrado por representantes de diversas instituições e entidades locais, se reuniu nesta segunda-feira, 15/3, para tratar sobre o agravamento da pandemia causada pelo novo coronavírus em Uruguaiana. Desde a última semana o município vem registrando aumento no número de casos ativos, aumento no número de hospitalizações em razão da doença e, no sábado, 13/3, o Hospital Santa Casa atingiu a sua lotação máxima nas unidades de terapia intensiva destinadas ao tratamento da doença.
No encontro desta segunda-feira, a secretária municipal de Saúde e gestora do Hospital, enfermeira Thaís Aramburu, falou sobre o cenário atual.
Um dos principais problemas enfrentados pela Secretaria é a busca por médicos que possam atuar na linha de frente de combate à covid-19. De acordo com ela, o número de profissionais disponíveis no município é muito aquém das necessidades que atuais e medidas estão sendo pensadas para solucionar o problema.
Uma das alternativas, que fora aprovada na semana passada, é a contratação, por tempo determinado, de médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem para atuarem em caráter excepcional para o município. Outra frente é uma possível contratação de profissionais que atuam junto ao Programa Mais Médicos no município. No entanto, esta medida atualmente enfrenta uma barreira legal, visto que a atuação dos médicos que integram o programa em setores específicos da saúde como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Centro de Triagem, não é permitida. "Se houver a possibilidade de utilização dos Mais Médicos nesses dois locais, conseguiremos não sobrecarregar tanto o sistema de saúde", garantiu Thais Aramburu.
A Secretária de Saúde solicitou até mesmo o auxílio do Exército Brasileiro, através do comandante da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada - Brigada Charrua, general Jayro Rocha Júnior, que buscará junto à instituição a possibilidade de reforçar o contingente de médicos para a saúde municipal. "Buscaremos saber da viabilidade dessa possibilidade que visa auxiliar o sistema de saúde de Uruguaiana", garantiu o General.
Deixe seu comentário