Projeto de Lei 'inconstitucional' é apresentado pela terceira vez
Covid-19
Santa Casa tem 65 pessoas internadas
O número de pacientes internados no Hospital Santa Casa de Uruguaiana em razão da covid-19 não para de aumentar. A instituição bateu novos recordes ao longo do final de semana e, mais um nesta segunda-feira, encerrando o dia com 65 pessoas hospitalizadas para o tratamento da doença.
São 20 pacientes hospitalizados nas unidades de terapia intensiva (UTI) destinadas a doença, que soma 18 leitos, e outros dois pacientes internados nos chamados leitos de retaguarda (também de terapia intensiva). Outros 41 pacientes estão em tratamento clínico.
Na noite de sábado, 13/3, a instituição anunciou a lotação completa das duas unidades de terapia intensiva (UTI) destinadas ao tratamento da doença, que somam 18 leitos, dos dois leitos de UTI de retaguarda, e ainda da UTI Geral, destinada ao tratamento de outras doenças. Não havia leitos de UTI adulto disponíveis na instituição. O cenário seguiu ao longo do final de semana e ainda não mudou.
Pacientes mais jovens
Além do aumento nas hospitalizações, chama a atenção a média de idade dos pacientes, que caiu em relação às semanas anteriores. De acordo com o médico pneumologista Luiz Fernando Cibin, que coordena as unidades covid, tem se observado a chegada ao serviço de pacientes mais jovens, sem comorbidades, e em estado grave. Dos 20 pacientes nas UTIs, sete são mulheres com idade entre 36 e 69 anos e 13 são homens com idade entre 33 e 76 anos. Já entre os pacientes clínicos, 25 são homens com idade entre 23 e 84 anos, e 20 são mulheres com idade entre 31 e 84 anos.
Óbitos
Em 70 horas - entre o final da tarde de sexta-feira, 12/3, e a manhã de segunda-feira, 15/3 - o Hospital Santa Casa registrou o óbito de oito pacientes em decorrência da covid-19.
Um paciente de 84 anos faleceu pouco de depois de ingressar no Pronto Socorro Municipal, em estado grave, na tarde de sexta-feira. Já no sábado, uma paciente que estava internada há 11 dias faleceu durante a madrugada. Pela manhã, faleceu um paciente de 59 anos, hospitalizado há 23 dias e que havia sido transferido para a UTI Geral, pois estava fora do período de transmissibilidade. E por volta de 12h30min, uma idosa de 95 anos, que estava internada há quatro dias na UTI Covid. Na noite de domingo, 14/3, um homem de 75 anos, hospitalizado há sete dias, não resistiu.
Já nesta segunda-feira, foram três óbitos. Um homem de 79 anos que foi hospitalizado durante a madrugada, em estado grave, faleceu pouco depois de chegar ao hospital. Durante a manhã faleceram uma mulher de 49 anos que estava internada há 12 dias e um homem de 78 anos, hospitalizado há seis dias.
Com isso, o município chegou a 128 vidas perdidas em razão do coronavírus.
Novos casos
O Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde desta segunda-feira apontou 141 novos casos da doença entre o sábado e a segunda, elevando para 7 463 o total de casos confirmados desde o início da pandemia. Entre os novos casos, são 71 pessoas do sexo feminino, com idade entre zero e mais de 60 anos, e 70 pessoas do sexo masculino, com idade entre dez e mais de 60 anos.
No mesmo período 71 pessoas foram liberadas do tratamento, fechando o dia com um total de 6 837 pessoas recuperadas - 91,6% do total de casos. O número de casos ativos é de 498, o mais alto registrado no município desde o início da pandemia.
Deixe seu comentário