URUGUAIANA JN PREVISÃO

Água e esgoto

Conta de água ficará 8,06% mais cara

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A conta de água e esgotamento sanitário em Uruguaiana ficará 8,06% mais cara a partir de 1º agosto. O percentual de reajuste foi decidido em sessão pública virtual do Conselho Superior da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Básicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs).

Apesar de o contrato entre a Prefeitura Municipal e a concessionária BRK Ambiental prever um reajuste anual com base no Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), o que implicaria um aumento de 37,04%, neste ano houve um acordo entre o Executivo e a concessionária que resultou em um reajuste baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no período de junho/2020 e maio/2021. A decisão foi tomada com a finalidade de buscar a melhor forma de repasse para a população. Além disso, foi ponderada a elevada variação do IGP-M no período e os efeitos vivenciados em decorrência da atual pandemia da covid-19.

Revisão

Além do reajuste anual, 2021 é ano de revisão do contrato, o que ocorre a cada cinco anos. Neste processo são analisados os itens não previstos inicialmente na concessão, o que pode ocasionar em aumento ou redução de tarifa. Desta vez, seis itens vieram à pauta e, deste processo resultou um cálculo que representa aumento de 1,13% (já incluído nos 8,06%)


RS recebe mais de 310 mil vacinas Anterior

RS recebe mais de 310 mil vacinas

Parceria entre município e BRK asfalta 3,5 mil m² Próximo

Parceria entre município e BRK asfalta 3,5 mil m²

Deixe seu comentário