URUGUAIANA JN PREVISÃO

Dados

Diagnóstico revela redução da população de Uruguaiana

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A população de Uruguaiana teve redução entre os anos de 2000 e 2019. Esse é um dos dados levantados pelo Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae RS. A redução entre as pessoas jovens foi maior e houve aumento da população idosa.

Os dados são do Diagnóstico Municipal, uma das principais entregas do Programa Cidade Empreendedora. Se trata de uma análise realizada pelo Sebrae RS com base nos dados socioeconômicos e que serve de referência para a tomada de decisões da administração municipal voltadas ao desenvolvimento local.

De acordo com o documento, assim como acontece no Rio Grande do Sul, Uruguaiana passa por um processo rápido de envelhecimento. Porém, o trabalho mostra que mesmo que o número de crianças tenha diminuído e o número de idosos aumentado, a configuração populacional do município ainda é favorável, colocando no presente a grande responsabilidade de preparação para um futuro com uma população ainda menor e estruturalmente mais velha.

De acordo com o Diagnóstico Municipal, entre 2000 e 2019, houve uma retração de 32,1% da população com idade inferior a 15 anos, percentual maior que o do Estado, que é de 21,4%. O grupo com mais de 65 anos teve aumento de 73,5%, mas Uruguaiana está entre os 20% dos municípios com as menores taxas de crescimento da população idosa. No Estado esse crescimento foi de 96,6%. A população entre 15 e 64 anos, por sua vez, teve retração de 1,2%, resultante da queda na faixa de 15 a 44 anos, que foi de 14,4%, em comparação ao avanço nas faixas de 45 a 64 anos, que foi de 139,6%. Com isso, Uruguaiana está entre os 185 municípios em que a população com idade entre 15 e 64 anos encolheu.

No entanto, Uruguaiana ainda conta com uma parcela expressiva de crianças que irão crescer, entrar no mercado de trabalho, e contribuir para gerar produção e renda no município. Neste cenário, com uma população menor do que no período anterior, crescerá a responsabilidade das pessoas que estão no mercado de trabalho na geração de riqueza para manter o PIB per capita. Nesse sentido, o levantamento aponta que o caminho é aumentar a produtividade, criando as condições para que cada pessoa produza mais. Para que isto ocorra, a Educação tem papel fundamental.

O Diagnóstico aponta que garantir uma educação de qualidade, que promova o desenvolvimento de habilidades e capacidade de assimilação, é um desafio enorme, mas possibilitará que os jovens possam desenvolver seu pleno potencial e contribuir com um trabalho mais produtivo. Ações como garantir a plena cobertura da Pré-Escola - fundamental para o início da trajetória na educação formal das crianças - bem como melhorar os resultados das etapas posteriores da Educação Básica, devem estar entre as prioridades no município. Além disso, aumentar a disponibilidade de vagas em creches e educação em tempo integral pode estimular uma maior participação feminina no mercado de trabalho, algo fundamental num cenário de população decrescente.

A gestora de projetos do Sebrae RS, Monica de Alencastro Guimarães, destaca que Uruguaiana já adota diversas ações relacionadas à Educação. "Muitas dessas iniciativas estão em andamento por meio do Cidade Empreendedora e do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), onde a intenção do poder público, por meio do secretário Emerson Ortiz, é levar o empreendedorismo para 100% das escolas públicas municipais."

Economia

Além da Educação, o Diagnóstico Municipal também indica que deve ser dado suporte nas condições básicas para o bem-estar da população, sobretudo no que diz respeito à saúde. Para tanto, é fundamental identificar as áreas que requerem um olhar mais atento a fim de estabelecer os pontos estratégicos para a elaboração de planos de ação.

Em relação à organização da economia, Uruguaiana ganha destaque por ser o maior produtor de arroz do Brasil. Para que o município possa continuar crescendo gerando riqueza e melhorando a distribuição de renda, porém, o desenvolvimento dos serviços e da indústria tem que acontecer em paralelo à agropecuária. Para tanto, deve haver um ambiente de negócios favorável não apenas para que os pequenos negócios possam crescer, mas também para que o município possa atrair investimentos de médio e grande porte. Uruguaiana já conta com diversas iniciativas que tornam o ambiente de negócios mais favorável. A consolidação dessas ações e, principalmente, o avanço em medidas que tornem o município mais atraente para novos negócios e para garantir a competitividade dos negócios já instalados é considerada uma condição fundamental para a promoção do crescimento sustentado.

O Diagnóstico Municipal já foi apresentado ao prefeito Ronnie Mello (PP). Na ocasião, a exposição dos dados foi feita pelas economistas Patricia Pallermo e Giovana Menegotto e teve a participação do secretariado municipal.


Uruguaiana ultrapassa as 250 mortes por covid-19 Anterior

Uruguaiana ultrapassa as 250 mortes por covid-19

Asfaltado o primeiro trecho da rua Monteiro Lobato Próximo

Asfaltado o primeiro trecho da rua Monteiro Lobato

Deixe seu comentário