URUGUAIANA JN PREVISÃO

Igreja

Dom José Mário visita o Papa Francisco

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O bispo da Mitra Diocesana de Uruguaiana, Dom José Mário Scalon Angonese está visitando Roma, juntamente com os demais bispos que compõe a Regional Sul 3, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A visita Ad Limina Apostorum (em português, 'Visita aos Túmulos dos Apóstolos') é uma obrigação dos bispos diocesanos, que a cada cinco anos se reúnem com o chefe da igreja católica e visitam os túmulos de São Pedro e São Paulo. O evento reúne Congregações, Conselhos Pontifícios, Comissões e Dicastérios.

A visita está acontecendo desde segunda-feira, 2/5, e foi marcada pela celebração de Missas nas chamadas Basílicas Papais: São Pedro, São João do Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo fora dos muros. Cada dia da semana os trabalhos foram iniciados em uma basílica diferente. O local é considerado especial pois o título de basílica é concedido pelos Papas e guardam importância espiritual, histórica ou artística.Na história cristã as primeiras igrejas foram denominadas por basílicas.

Na quinta-feira, 5/5, o Episcopado gaúcho participará de uma audiência com o Papa Francisco, ao todo o grupo é composto por 23 bispos. Para marcar o encontro com a autoridade Papal, cada Bispo precisou enviar com antecedência um relatório sobre a Diocese de sua responsabilidade, relatando a realidade das paróquias, congregações e comunidades. O documento serve para que o Papa Francisco possa conhecer a situação de cada arquidiocese, o relatório não é uma prestação de contas mas uma explanação sobre a realidade local de cada igreja.

A última visita a Roma do Episcopado gaúcho ocorreu em 2009 pelo então bispo Dom Aluísio, na época a autoridade de Roma era o Papa Bento XVI. A visita Ad Limina Aposturum, acontece a cada 5 anos e estava marcada para acontecer em 2020.

O atual Episcopado Gaúcho

O perfil do episcopado do Estado, conta com 37 bispos, 17 titulares, três auxiliares e 17 eméritos. De todo o episcopado, 28 nasceram no Rio Grande do Sule entre os outros nove, são três catarinenses, três paranaenses, dois paulistas e um italiano. Os dados são do estudo divulgados pelo professor dr. Fernando Altemeyer Junior, do Departamento de Ciência da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, para uma análise histórico-cultural e eclesial no Estado.


Encontro de aerodesportistas acontecerá no último fim de semana de maio Anterior

Encontro de aerodesportistas acontecerá no último fim de semana de maio

Cemitério passa por melhorias para o Dia das Mães Próximo

Cemitério passa por melhorias para o Dia das Mães

Deixe seu comentário