incêndios
Fumaça vinda da Argentina toma o céu de Uruguaiana
![](https://suitacdn.cloud-bricks.net/fotos/586479/file/desktop/16446318552310.png?1674113951)
Anderson Petroceli/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Nos últimos dias uma série de queimadas vem sendo registrada na província de Corrientes, na Argentina, região que faz fronteira com o Rio Grande do Sul. Com a ocorrência de correntes de vento vindas daquela região, uma grande quantidade de fumaça chegou ao Estado, atingindo nesta sexta-feira, 11/2, o céu de Uruguaiana. Outras cidades da fronteira oeste, como Quaraí, também registraram o fato.
Nas primeiras horas da manhã, a paisagem observada no centro da cidade foi em tons de lilás, com um tímido nascer do sol por trás das 'nuvens' de fumaça. Ao longo do dia, ela seguiu perceptível, conferindo tons acinzentados e trazendo um 'ar londrino' a Uruguaiana.
Até onde se sabe, o elevado número de incêndios que vem sendo registrado nas províncias do Nordeste da Argentina e no Paraguai, está sendo causado pela estiagem e pelas temperaturas altas, tal como acontece no RS.
Unidade baixa
O fato traz seus efeitos também sobre a saúde das pessoas porque reduz a umidade do ar. Uruguaiana registrou, na quinta-feira, 10/2, o menor índice de umidade do ar do Brasil, 13%. Ontem esse índice ficou em 18%.
Essa condição afeta negativamente as vias respiratórias e facilita a ocorrência de crises em pessoas que possuem doenças alérgicas ou crônicas, como rinite e asma.
Deixe seu comentário