URUGUAIANA JN PREVISÃO

Pandemia

Governo retira todos os alertas de risco do Sistema 3As

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O governador Eduardo Leite confirmou em entrevista coletiva no final da tarde desta quarta-feira, 14/7, a retirada dos últimos sete alertas de risco que estavam em vigor no Sistema 3As de gestão da pandemia - incluindo o Alerta para a Região de Agrupamento de Uruguaiana, a R03. Com isso, todos os municípios gaúchos terão que respeitar apenas os protocolos gerais, sem necessidade, por exemplo, de restrições de horário a setores econômicos.

"Isso não significa que devemos afrouxar os cuidados da pandemia", disse Leite, mas frisou que a notícia é positiva. "É uma boa notícia. Depois de termos passado por aquela onda no final de fevereiro, e por uma nova onda ao longo do mês de maio, observamos agora continuamente a redução das internações tanto em leitos clínicos quanto em leitos de UTI".

A retirada dos alertas se deve ao fato de que as regiões que estavam com o nível máximo de risco atingiram, ao longo dos últimos dias, indicadores semelhantes às demais zonas.

No entanto, com a desaceleração da redução dos pacientes confirmados em leitos clínicos, o aumento de sintomas reportados pela população e a iminente chegada da variante Delta ao Estado, o gabinete de crise emitiu Aviso para todas as 21 regiões covid do Rio Grande do Sul.

Aviso

O Aviso é emitido pelo GT Saúde ao respectivo comitê técnico regional quando detectada uma tendência. Quando detecta outras situações como reduzido ritmo da vacinação ou registro instável de dados, o GT Saúde também emite um aviso. Quando recebe um aviso, a região deverá redobrar sua atenção para o quadro da pandemia, sendo opcional adotar novas medidas.

Alerta

O Alerta é emitido quando o GT Saúde detecta uma tendência grave. Ele informa simultaneamente o Gabinete de Crise e a região sobre a orientação para a emissão de um Alerta. Se o Gabinete de Crise decidir não emitir o alerta, a região segue em monitoramento até a próxima reunião do GT Saúde. Se o Gabinete de Crise emite o alerta, parte-se para a necessidade de ação.

Uruguaiana estava sob Alerta desde o dia 20 de maio e em Ação desde o dia 22.

O Estado acumula 32 435 mortes por coronavírus desde o início da pandemia. A taxa de leitos de UTI no Estado é de 75,2% - um dos menores patamares desde o final de fevereiro.


Parceria entre município e BRK asfalta 3,5 mil m² Anterior

Parceria entre município e BRK asfalta 3,5 mil m²

Decreto prorroga validade dos testes Próximo

Decreto prorroga validade dos testes

Deixe seu comentário