Hapkido
Graduado o primeiro faixa preta do 6º BP Choque
![](https://suitacdn.cloud-bricks.net/fotos/586256/file/desktop/16534300760660.png?1674112449)
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
No último sábado, 21/5, aconteceu o exame de graduação do primeiro faixa preta 1º Dan de Hapkido - arte marcial coreana especializada em defesa pessoal - do 6º Batalhão de Polícia de Choque (6ºBPChoque). O soldado Eduardo Diaz é o primeiro graduado.
De acordo com Diaz, essa é uma grande realização pois são quase dez anos de treino. Desde 2021 ele faz parte do corpo de instrutores do Comitê de Defesa Pessoal da Brigada Militar. Antes de ingressar na Brigada Militar, ainda como 3° Sargento temporário do Exército, ele já ministrava instruções de defesa pessoal.
Ele conta que desde criança, sempre demonstrou interesse pelas artes marciais. "Já treinei Muay thai, Karatê, Krav Magá e hoje estou iniciando no jiu-jitsu. No entanto, foi no Hapkido que eu mais me identifiquei porque a base dele é a defesa pessoal, com golpes traumáticos, torções e imobilizações, que são extremamente úteis na profissão policial", conta Diaz.
Diaz também relata que o seu objetivo atualmente é conscientizar os colegas sobre a importância de praticar uma arte marcial, seja qual for, podendo atuar como um facilitador no aprendizado.
Segundo o soldado, a World Sports Hapkido Federation, em que Diaz é federado, existem sete faixas coloridas até chegar na faixa preta 1° Dan. Elas são: branca, amarela, laranja, verde, azul, marrom e vermelha. "A Faixa preta não é o fim de um ciclo, mas o início de um novo. Agora não só se aprende, mas se aperfeiçoa a técnica e passa a ensinar", finaliza.
Deixe seu comentário