Saúde animal
Inauguradas atividades do castramóvel
Michelle Khour / JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Foi inaugurado na tarde desta terça-feira, 29/7, o funcionamento do castramóvel. O trailer adaptado para efetuar cirurgias de esterilização de cães e gatos poderá atender cerca de 60 animais por mês. O trabalho iniciará pelo abrigo municipal de cães e posteriormente atenderá o pré-cadastro já existente.
Na clínica móvel será possível realizar a castração de machos e fêmeas. O trailer conta com estrutura para pré-operatório e sala de recuperação. Após o procedimento de esterilização, os animais receberão microchips de identificação. Além disso, os animais serão devolvidos aos tutores com informações dos cuidados pós cirúrgicos.
Adquirido pela Prefeitura Municipal no ano de 2019, o castramóvel foi destruído em um acidente durante transporte para Uruguaiana, a compra precisou ser recompensada pela empresa. Já no município, o castramóvel foi impossibilitado de iniciar os serviços devido à falta de insumos em razão da pandemia. Sendo assim, os serviços foram inaugurados somente em julho deste ano.
Os serviços de controle populacional de cães e gatos ocorre devido à uma parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O trabalho contará com a médica veterinária Natalia Risso e de docentes e acadêmicos da universidade. Na semana passada, a parceria foi iniciada com a identificação da população canina através de microchips.
"O trabalho de castrações existe desde o início da gestão Ronnie Mello e é realizado através do convênio com clínicas veterinárias. Mais de mil cães e gatos já foram castrados desde 2017 em Uruguaiana. Com o castramóvel será possível aumentar este número consideravelmente", disse o secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-estar Animal, Maikol Goulart.
Deixe seu comentário