Liminar
Justiça autoriza reabertura da Caixa
![](https://suitacdn.cloud-bricks.net/fotos/586279/file/desktop/16524822725480.jpeg?1674112576)
Jairo Souza / JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Após ser interditada na tarde de quinta-feira, 12/5, a agência da Caixa Econômica Federal em Uruguaiana reabriu as portas após as 14h desta sexta-feira, 13/5.
A justiça expediu uma liminar para a retomada de atendimentos. O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) havia interditado a agência devido às enormes filas até a próxima terça-feira, 17/5. De acordo com o diretor do Procon, André Rispoli, o banco foi notificado e alertado diversas vezes, mas nenhuma providência até então havia sido tomada pela agência.
Apesar da reabertura, o Procon poderá tornar a fechar a agência caso não cumpra com a Consolidação das Leis de Atendimento das Instituições Financeiras, que especifica que o atendimento em tempo razoável é o atendimento efetivamente iniciado no prazo máximo de vinte minutos, contados a partir do momento em que o usuário retira a senha.
Além disso, a Lei também obriga que as agências bancárias divulguem o tempo máximo de espera para atendimento, em local visível para os usuários.
O vereador Marcelo Lemos, autor das Leis de Atendimento, realizou na noite desta sexta-feira uma transmissão ao vivo através de suas redes sociais junto com o diretor do Procon para debater em público o assunto. Durante o encontro virtual, André Rispoli alegou que os problemas são recorrentes e que a agência não consegue suprir a demanda de atendimentos. O banco possui cerca de 25 funcionários trabalhando em Uruguaiana.
"É humanamente impossível que aquele número de funcionários continue do jeito que está. Eles estão sobrecarregados e a população não pode ficar a mercê desse caráter desumano. Não é possível que uma instituição financeira do porte que a Caixa tem, lucrando bilhões, tenha esse tipo de demanda recorrente", afirma o Diretor.
Deixe seu comentário