Projeto de Lei 'inconstitucional' é apresentado pela terceira vez
Cogestão
Mesmo na vermelha, Uruguaiana terá restrições da bandeira laranja
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Uruguaiana foi classificada na bandeira vermelha (risco epidemiológico alto) nesta 41ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado. O mapa definitivo foi divulgado na tarde desta segunda-feira, 15/2, com a decisão do Gabinete de Crise que decidiu indeferir os três pedidos de reconsideração ao mapa preliminar, e manter o cenário apresentado na sexta-feira, 12/2, no mapa preliminar. Apenas as regiões de Bagé, Caxias do Sul, Ijuí, Pelotas e Santa Rosa estão na bandeira vermelha.
No entanto, as regras a serem seguidas nesta semana serão as da bandeira laranja. Isso porque na semana passada o governo do Estado aceitou o plano de cogestão apresentado pela região de agrupamento de Uruguaiana (R03). O sistema de cogestão permite que, mesmo classificada com a bandeira vermelha, a região possa adotar protocolos próprios compatíveis até o nível de restrição da bandeira laranja.
Bandeira vermelha
A Região de Uruguaiana apresentou aumento de 50% no número de registros de internações por covid-19, passando de 18 para 27 registros. E, apesar da queda de 38% no número de óbitos, o efeito do aumento de 12% nos internados em UTI na macrorregião Centro-Oeste fez com que o indicador de projeção de óbitos se mantivesse em bandeira preta, mesmo que tenha reduzido o valor de 5,26 para 5,02.
O número de internados por covid-19 em leitos clínicos também registrou aumento - de 65% - passando de 66 para 109. Além disso, passou a apresentar 0,72 leito livre para cada ocupado por Covid-19, o que acarretaria também a aplicação da salvaguarda de bandeira vermelha.
Estado
Em nível de Estado os dados chamam atenção para a forte elevação no número de confirmados em leitos clínicos, que foi de 23%, o aumento de 32% nos registros de hospitalização e também no número de óbitos, que subiu 16%. As internações em UTI se mantiveram estáveis, com aumento de 1%.
Deixe seu comentário