Projeto de Lei 'inconstitucional' é apresentado pela terceira vez
Cogestão
Uruguaiana mantém restrições da bandeira laranja
Apesar da classificação de bandeira vermelha (risco epidemiológico alto) na 41ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado, Uruguaiana está seguindo até a próxima terça-feira, 23/2, os protocolos da bandeira laranja (risco epidemiológico médio). Esta é a primeira vez que desde a implantação do modelo, que a região adota um nível de cuidados diferente da classificação pelo Governo do Estado.
Isso porque na semana passada o governo do Estado aceitou o plano de cogestão apresentado pela região de agrupamento de Uruguaiana (R03). O sistema de cogestão permite que, mesmo classificada com a bandeira vermelha, a região possa adotar protocolos próprios compatíveis até o nível de restrição da bandeira laranja.
Bandeira vermelha
A classificação de bandeira vermelha veio proque a região de Uruguaiana apresentou aumento de 50% no número de registros de internações por covid-19, passando de 18 para 27 registros. E, apesar da queda de 38% no número de óbitos, o efeito do aumento de 12% nos internados em UTI na macrorregião Centro-Oeste fez com que o indicador de projeção de óbitos se mantivesse em bandeira preta, mesmo que tenha reduzido o valor de 5,26 para 5,02.
O número de internados por covid-19 em leitos clínicos também registrou aumento - de 65% - passando de 66 para 109. Além disso, passou a apresentar 0,72 leito livre para cada ocupado por Covid-19, o que acarretaria também a aplicação da salvaguarda de bandeira vermelha.
Deixe seu comentário