20/10
Osteoporose atinge dez milhões de pessoas no Brasil
![](https://suitacdn.cloud-bricks.net/fotos/586697/file/desktop/16347324879960.jpg?1674115382)
Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
O Dia Mundial da Osteoporose, celebrado em 20 de outubro, é uma data para a conscientização da doença que, de acordo com dados da Fundação Internacional de Osteoporose (IOF), atinge cerca de dez milhões de pessoas no Brasil. A doença pode atingir todos os ossos do corpo, se tornando fracos e com possibilidade de quebra aos mínimos esforços.
A doença acomete idosos, principalmente mulheres pós-menopausa. Além da idade avançada, outros fatores de risco são histórico familiar, dieta pobre em cálcio falta de vitamina D, fumo, álcool, vida sedentária e deficiência hormonal. Os locais mais afetados por essa doença são a coluna, o pulso e o colo do fêmur, sendo este último o mais perigoso.
É uma doença silenciosa, uma vez que os sintomas não são facilmente notados. O diagnóstico é feito, na maioria das vezes, após a ocorrência de fraturas. A osteoporose é considerada o segundo maior problema de saúde mundial, ficando atrás apenas das doenças cardiovasculares. Segundo dados da IOF revela que de cada três pacientes que sofreram fratura no quadril, um tem o diagnóstico de osteoporose. Deste número, um em cada cinco, recebe algum tipo de tratamento.
A prevenção da osteoporose deve ser feita durante toda a vida por meio da adoção de hábitos saudáveis. O ideal é praticar exercícios físicos de baixo impacto regularmente, expor -se diariamente ao sol, por pelo menos 15 minutos, para estimular a produção de vitamina D. Além disso, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e fumo e principalmente consumir a quantidade de cálcio recomendada por dia.
Deixe seu comentário