Ponte Internacional
Prefeitura viabiliza fluxo de cargas pela fronteira com a Argentina
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A Prefeitura publicou no domingo, 25/4, decreto municipal que trata sobre a instituição da barreira sanitária na área da Aduana Internacional, para procedimentos de ingresso ao município.
Após encontro ocorrido no Salão Nobre da Prefeitura, entre os representantes do Executivo, entidades do setor do transporte internacional e do comércio exterior, ficou definida a realização de uma ação conjunta entre os profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde, fiscais municipais e guarda municipal.
Nestas ações, que começaram ontem, 26/4, e serão desenvolvidas até a sexta-feira, 30/4,0 será realizada a aferição da temperatura corporal, análise de sinais vitais e a testagem de covid-19 para os motoristas argentinos que ingressarem ao país, através da Ponte Internacional. A atividade será mantida diariamente, das 8h às 20h30min. "Buscamos de todas as formas o atendimento às necessidades com os cuidados com a saúde pública em território brasileiro e, ao mesmo tempo, viabilizar o ingresso, através dos canais de importação, das cargas oriundas dos países vizinhos, principalmente as da Argentina", diz o prefeito, Ronnie Mello. A aquisição dos testes está sendo custeada pela Associação Brasileira dos Transportadores Internacionais (ABTI).
Diante do acordo, a principal alteração no quadro de movimento de transporte na fronteira foi o imediato encerramento do bloqueio ao acesso do Terminal Aduaneiro da BR-290, o que vinha ocorrendo desde a semana passada.
Novas medidas
O governo argentino anunciou uma série de novas regras para a passagem de motoristas de carga pela fronteira com o Rio Grande do Sul, que passam a valer a partir do próximo sábado, 1/5.
Entre as medidas anunciadas, está a exigência do mesmo teste de covid-19 para motoristas brasileiros, argentinos ou de qualquer outra nacionalidade. A validade do teste também aumenta. Antes eram permitidos resultados negativos de 72 horas anteriores para que motoristas brasileiros pudessem entrar no país, agora são sete dias antes da entrada na Argentina, o que motivou a ação iniciada nesta segunda-feira.
À tarde, o fluxo de caminhões foi pequeno em decorrência de menor número de liberações de cargas do lado argentino da fronteira. Apenas no final da tarde houve maior fluxo de cruzamento de caminhões entre Paso de Los Libres e Uruguaiana na importação. Já na exportação o fluxo de trânsito teve um desempenho melhor a partir do trabalho desenvolvido pela Delegacia da Receita Federal em Uruguaiana. Ao longo de todo o dia não houve registros de problemas com bloqueios do lado brasileiro da fronteira.
Ao final da tarde, um encontro, no local onde estão sendo realizados os exames para os motoristas que ingressam no país, entre o Prefeito, o delegado da Receita Federal, Claudio Montano, e os representantes da ABTI e Feaduaneiros, quando foi avaliado como positivo o desenvolvimento das medidas sanitárias adotadas para ingresso em território brasileiro.
Deixe seu comentário