Lixo eletrônico
Primeira etapa da coleta arrecada sete toneladas
![](https://suitacdn.cloud-bricks.net/fotos/586438/file/desktop/16467418871530.png?1674113671)
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Aconteceu, na última quinta-feira, 3/3, na Esplanada na Estação Férrea, a primeira etapa de coleta de lixo eletrônico em 2022. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semas), repartição responsável pela organização do descarte, foram sete toneladas de lixo eletrônico arrecadados. O atendimento ocorreu das 10h às 16h.
Nesta etapa, foram arrecadados aparelhos eletrônicos em geral, como, por exemplo, máquinas de lavar roupa, geladeiras, televisores, monitores, impressoras, ventiladores. Também ocorreu o descarte correto de lâmpadas.
Nesta edição da coleta de lixo eletrônico, também foi ofertada a busca do material nas residências. A alternativa é direcionada às pessoas de baixa renda que não possuem veículo, e que moram longe do local de coleta. A solicitação para agendamento do serviço pode ser feita pelo próprio WhatsApp da Semas, através do número (55) 3911-3027.
Em 2021, Uruguaiana descartou corretamente 31 toneladas de lixo eletrônico. Foram realizadas três etapas de coletas e uma etapa extra em dezembro. De acordo com a pasta, a previsão é de que a próxima etapa ocorra em junho deste ano.
Importância do descarte
A Semas reforça a importância do descarte correto de lixo eletrônico. Desta forma, salienta que é fundamental que a comunidade participe das etapas.
Eletrônicos possuem metais pesados na sua composição e contém plásticos e vidros utilizados na sua produção. Esses materiais demoram muito tempo para se decompor no meio ambiente, sendo necessário um tratamento especial. Além disso, durante a decomposição, há formação de substâncias tóxicas que podem causar riscos à saúde e ao meio ambiente.
Deixe seu comentário