Dia Mundial da Saúde
Profissionais alertam para cuidados com a saúde
Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
O Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta quinta-feira, 7/4, tem como objetivo atentar a população para a importância de levar uma vida saudável. De acordo com dados levantados pelo Hospital Santa Casa de Uruguaiana (HSCU), o município tem uma média de sete Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs) e cinco infartos por semana. Sendo assim, a data é um lembrete para que a comunidade cuide mais da saúde.
De acordo com o médico Fhelipe Monteiro de Aquim, ter uma boa saúde é primordial para atividades cotidianas. "Antes de falar sobre os cuidados com a saúde, quero reforçar que sem saúde não conseguimos fazer nada, nem trabalhar, nem praticar atividade física, nem socializar com a família e amigos", aponta.
Ações básicas
O médico conta que pequenas ações podem trazer enormes benefícios para a saúde. O ideal é consumir, no mínimo, dois litros de água por dia e fazer atividade física regularmente. Além disso, ele recomenda cuidar da alimentação, optando por alimentos naturais; consumir menos açúcar e não fumar.
"Pequenos hábitos, se feitos diariamente, ajudam a manter a saúde em dia. O principal é evitar vícios como álcool, tabagismo e uso de drogas. As pessoas precisam entender que o sedentarismo prejudica muito a saúde, por isso, eu recomendo uma caminhada de 30 minutos, de forma leve, em horário adequado" informa Aquim. Em relação à atividade física, por mais simples que seja a prática, a pessoa precisa ter o aval médico. Por isso, é importante realizar um 'check-up' para avaliar.
Também é importante manter as consultas médicas em dia, ou ao menos manter uma frequência para dar uma atenção mais dirigida para a saúde. Os exames comumente solicitados aos pacientes são: eletrocardiograma para avaliar as condições cardíacas; colesterol e glicemia; exame de urina; hemograma completo; exame de próstata e exame de tireoide.
Evitando doenças
Aquim informa que as doenças cardiovasculares podem ser evitadas na medida em que alguns hábitos são adotados. No entanto, é preciso entender que estas doenças também são hereditárias. Então, se alguém na família for portador da condição, a probabilidade de ser repassada aos descendentes é grande. "Essas doenças são umas das mais causadoras de morte no mundo por existirem esses fatores genéticos, o que a pessoa pode fazer é evitar alguns hábitos como fumar, beber álcool em excesso, não praticar atividade física", alerta o médico.
O especialista relata que, por vezes, os médicos são repetitivos nas medidas de prevenção. Porém, estas são 50% do problema de saúde de uma pessoa. Ele conta que nem todas as doenças cardiovasculares têm como tratamento medicamentos. Algumas, dependendo da gravidade, deixam sequelas graves, motoras, psicológicas.
Data
O Dia Mundial da Saúde é uma data criada em 1948 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Essa data foi escolhida por ser também o dia da fundação da OMS, e foi comemorada pela primeira vez em 1950.
A cada ano um tema é adotado e esses temas refletem alguns dos principais problemas relacionados à saúde que afetam a população mundial. Neste ano, o tema é "Nosso planeta, nossa saúde".
Segundo a nutricionista Adriana Kleinubing, a escolha visa a conscientização tanto interna quanto do ambiente, uma vez que o cuidado individual é em vão se o meio ambiente estiver poluído. Ela alerta para a quantidade de agrotóxicos, o que é prejudicial à saúde humana e à natureza.
Alimentação adequada
A nutricionista recomenda se expor ao sol em horários corretos pelo menos três a quatro vezes por semana para absorção de vitamina D e regular o ciclo circadiano. Além disso, ela aconselha beber água abundantemente, pois ajuda a eliminar toxinas. Para saber o quanto de água é necessário no corpo, basta multiplicar o peso da pessoa por 0,35. O resultado será, em mililitros, a quantidade de água necessária para ingestão diária.
Adriana afirma que a alimentação serve como prevenção de todas as doenças, mantendo um equilíbrio alimentar é possível perceber uma melhora na absorção de nutrientes. "Existem dois erros básicos na alimentação: as pessoas ou pecam pelo excesso de alimentação ou por não consumir o necessário tanto para saciar a fome quanto para a nutrição adequada. Todos os nutrientes atuam no organismo para a produção de hormônios, energia e vitalidade. Só o ato de comer, sem se preocupar com um valor nutricional bom, representa um perigo para uma saúde de qualidade".
A tríade do corpo
No entanto, não basta cuidar somente da parte fisiológica. Por isso, a nutricionista recomenda cuidar da saúde mental e da espiritualidade. Ela conta que o conceito de saúde é um completo bem-estar, físico, mental e social, vendo o ser humano como um todo. "Saúde não é um sinônimo de ausência de doença. As pessoas podem não estar doentes, mas podem não estar saudáveis. Elas podem ter problemas de ordem emocional, espiritual, fisiológica e estar em uma situação em que a doença não existe, mas já estão com fragilidades", afirma.
De acordo com a fisioterapeuta Janaína Piagette, o bem-estar mental e o amor pelo corpo trazem consequências benéficas para a saúde. Alguns tratamentos elevam a autoestima, promovem relaxamento mental, melhoram o desempenho do intestino e até previnem a depressão. Tratamentos faciais e corporais podem gerar reflexos não apenas físicos, mas também emocionais trazendo mudanças para a saúde.
Ela conta que os tratamentos estéticos são um processo e não trazem resultados de maneira isolada. "Tenho pacientes que, além do meu trabalho, também são orientados por personal trainer, nutricionista, endocrinologista, ou seja, uma equipe multidisciplinar em prol da saúde".
Deixe seu comentário