Música a Mil
Projeto leva show virtual de Negra Jaque para escolas de Uruguaiana
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Começou na segunda-feira, 23/8, o projeto Música a Mil, que levará cultura para escolas da rede pública de Uruguaiana. As atividades se estenderão até o próximo dia 31, com a apresentação "Diário de Obá", da rapper Negra Jaque. A realização é do Sesc/RS com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e 10ª Coordenadoria de Educação do RS.
O espetáculo será disponibilizado virtualmente para cerca de dois mil alunos. O objetivo é desenvolver hábitos culturais e sistematizar a oferta de espetáculos musicais para alunos e professores da rede pública de forma gratuita. Esta é a primeira edição virtual do projeto, por conta da pandemia.
Em Uruguaiana, Negra Jaque participou de um bate-papo com professores, em que falaram sobre possíveis desdobramentos do projeto para desenvolvimento com os estudantes após a exibição de "Diário de Obá". A artista também irá conversar em setembro com aproximadamente 100 alunos sobre o seu trabalho e as temáticas que inspiram suas músicas. Através do ritmo e de suas canções, a artista levará para as salas de aula debates sobre questões sociais, raciais, identidade e estética negra, empoderamento feminino, entre outras temáticas.
Desde 2007 na estrada, quando integrou o grupo Pesadelo do Sistema, a rapper vem se destacando no segmento do hip hop. Em 2013, quando iniciou carreira solo, foi a primeira mulher vencedora da Batalha do Mercado, em Porto Alegre e, por causa desse prêmio, gravou seu primeiro EP "SOU". Desde então, participou de festivais, lançou discos, recebeu prêmios e importantes indicações - como a de melhor compositora no Prêmio Açorianos.
Deixe seu comentário