Igreja
Quaresma marca um tempo de espiritualidade
![](https://suitacdn.cloud-bricks.net/fotos/586450/file/desktop/16463099080030.png?1674113771)
Bruno Zanella/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A Quaresma é um período de 40 dias que inicia na Quarta-Feira de Cinzas e vai até a quarta-feira da semana santa. Em 2022, o tempo quaresmal iniciou nesta quarta-feira, 2/3 e se estenderá até o dia 14 de abril. A missa de lançamento da Quaresma e da Campanha da Fraternidade ocorreu nesta quarta-feira, 2/3, na Catedral de Sant'Ana, localizada na Rua Santana, 2612, em frente à Praça Barão do Rio Branco.
De acordo com o padre Jonison Mallmann, da Diocese de Uruguaiana, a quaresma é um tempo de conversão em que cada cristão é convidado a luz da Palavra de Deus em conjunto com algumas práticas que a Igreja aponta como o jejum, a oração e a caridade para ser uma pessoa melhor. Ele conta que esse tempo é como um retiro espiritual onde cada cristão se propõe a fazer uma avaliação da vida, a luz da palavra de Deus e dos valores cristãos e as práticas ajudam neste processo.
Segundo ele, o jejum não necessariamente é de carne, mas também, de coisas que não fazem bem como redes sociais, falar e pensar mal de outras pessoas. Este é um tempo propicio para procurar as pessoas que estão afastadas, quem passa necessidade, procurar as pessoas que desejam, que clamam atenção e sofrem de solidão.
Campanha da Fraternidade
A Igreja do Brasil, representada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promove há 58 anos, a Campanha da Fraternidade durante o tempo quaresmal como forma concreta de exercitar a fraternidade. A cada ano, desde 1964, são escolhidos temas que trazem a atenção cuidado e reflexão de maneira a auxiliar o processo de conversão. Essa conversão é superar o individualismo e a indiferença, para atingir a solidariedade como compromisso de amor.
O tema deste ano é "Fraternidade e Educação" e o lema é: "Fala com sabedoria e ensina com amor". Segundo o Padre, a campanha traz a proposta de refletir a educação em sua essência, não necessariamente educação da escola, mas sim da família, para que seja uma educação humanizadora.
Oração da Campanha da Fraternidade 2022
Pai Santo, neste tempo favorável de conversão e compromisso, dai-nos a graça de sermos educados pela Palavra que liberta e salva. Livrai-nos da influência negativa de uma cultura em que a educação não é assumida como ato de amor aos irmãos e de esperança no ser humano. Renovai-nos com a vossa graça para vencermos o medo, o desânimo e o cansaço, e ajudai-nos a promover uma educação integral, fraterna e solidária. Fortalecei-nos, para que sejamos corajosos na missão de educar para a vida plena em família, em comunidades eclesiais missionárias, nas escolas, nas universidades e em todos os ambientes. Ensinai-nos a falar com sabedoria e educar com amor! Permitais que a Virgem Maria, Mãe educadora, com a sabedoria dos pequenos e pobres, nos ajude a educar e servir com a pedagogia do diálogo, da solidariedade e da paz. Por Jesus, vosso Filho amado, no Espírito, Senhor que dá a vida. Amém.
Deixe seu comentário