Retomada
Restaurante Popular é reaberto
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
O Restaurante Popular de Uruguaiana, localizado na Rua Doutor Maia, 3112, anexo à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), foi reaberto nesta segunda-feira, 11/4. Por volta de 11h, o estabelecimento voltou a servir refeições para pessoas cadastradas no serviço, que até o momento contabiliza 178 usuários.
O local, que ficou fechado por cerca de dois anos, passou por diversas reformas e agora, será responsável por servir até de 250 refeições diárias, atendendo a demanda das pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os valores cobrados pelo Restaurante Popular permitem que pessoas em situação de rua e abandono social consigam alimentar-se diariamente.
Podem se cadastrar aposentados e pensionistas com renda de até um salário-mínimo nacional; amparados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC); idosos com renda de até um salário-mínimo nacional; pessoas em situação de rua ou imigrantes nas mesmas condições; pessoas de baixa renda, tendo como renda per capita meio salário-mínimo nacional, por membro da família; e, estudantes participantes do Programa Jovem Aprendiz.
Para efetuar o cadastro, é preciso comparece à sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, no setor do Cadastro Único (CadÚnico) de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. É necessário apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência, extrato de benefício social ou comprovante de renda.
Durante a reabertura, foi inaugurada uma placa em homenagem ao ex-vereador de Uruguaiana, Vilson Brites Borges, conhecido como 'Cabrito'. O homenageado, que faleceu em decorrência da covid-19, em abril de 2021, era secretário adjunto na época. Segundo o prefeito Ronnie Mello, está tramitando na Câmara, e deverá ser aprovado muito em breve, o projeto de origem legislativa que indica o nome do ex-secretário adjunto e vereador para o prédio do Restaurante.
Solicitações
O refeitório retomou os serviços após duas solicitações para a reabertura terem sido apresentadas pelo vereador Marcelo Lemos (PDT)e aprovadas pela Câmara Municipal. Em 15 de outubro de 2021, o vereador realizou a primeira solicitação, alegando que o município registrava uma diminuição do número de infectados e óbitos por covid-19. Marcelo também declarou que com a retomada da economia, a flexibilização do funcionamento do comércio e restaurantes, também era adequado que o espaço reabrisse.
Já em março deste ano, foi aprovada, durante Sessão Plenária na Câmara de Vereadores, a indicação. Na ocasião, foi feito um reforço ao Executivo que determinasse a reabertura do Restaurante Popular.
Além das justificativas utilizadas no primeiro requerimento, o Vereador também citou o decreto que retira a obrigatoriedade do uso de máscara em locais públicos. Ele levou em consideração outros fatores, como a elevação de custos para produzir alimentos em casa e a capacidade reduzida na produção de refeições e limitação de movimentos encontrada principalmente em idosos.
De acordo com o vereador Marcelo Lemos, a reabertura do restaurante popular é de extrema importância, uma vez que centenas de pessoas são atendidas diariamente pelo serviço. "Queremos proporcionar à população de baixa renda uma melhor qualidade de vida ao oportunizar a refeição a um custo quase simbólico", finaliza.
Deixe seu comentário