Em um dia
Rio Uruguai recua 66 cm e número de famílias fora de casa também cai

Divulgação/ Thiago Valença/Secom PMU - Nesta quarta, o volume está 8,36 metros acima do nível normal, enquanto na terça à medição indicava 9,02 metros.
A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil divulgou, na noite de quarta-feira, 9/7, novos dados sobre os impactos da cheia do Rio Uruguai na cidade. Segundo o boletim, houve redução tanto no número de desabrigados quanto de desalojados em comparação com o levantamento anterior, feito na terça-feira, 8/7.
Atualmente, o nível do Rio Uruguai apresentou leve recuo de 66 centímetros. Nesta quarta, o volume está 8,36 metros acima do nível normal, enquanto na terça à medição indicava 9,02 metros, ultrapassando inclusive a cota de inundação de 8,50 metros. Os dados são fornecidos pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB).
Além disso, 159 pessoas seguem desabrigadas, acolhidas em abrigos públicos e 842 estão desalojadas, abrigadas temporariamente em casas de familiares ou amigos. Na atualização anterior, os números eram de 231 desabrigados e 969 desalojados.
A Prefeitura Municipal mantém três locais de acolhimento ativos: o Centro Esportivo Zona Leste, Centro Esportivo Nova Esperança e o Ginásio da Escola Elisa Valls. Nesses espaços, os atingidos recebem alimentação, atendimento de saúde, suporte da assistência social e segurança.
A população pode contribuir com doações de alimentos, roupas, cobertores e itens de higiene pessoal. As entregas podem ser feitas em frente à Prefeitura, nos horários de segunda a sexta das 9h às 17h e sábados e domingos das 9h às 13h.
Situação em outros municípios da região
Em Itaqui divulgou na manhã desta quarta-feira, que o nível do rio em Itaqui está em 7,55 metros, apresentando tendência de baixa. Em Itapiranga, o nível do rio é de 2,26 metros e está em elevação. No Alto Uruguai, o nível chega a 2,70 metros, também em crescimento.
Em Porto Mauá, o nível está em 3,79 metros, apresentando baixa, enquanto em Porto Lucena com 2,14 metros há registro de elevação. Garruchos mantém o nível estacionado em 3,80 metros. Já São Borja apresenta baixa, com 5,78 metros registrados às 7h.
Deixe seu comentário