Pandemia
Santa Casa busca transferência de pacientes internados na UTI Covid
O Hospital Santa Casa de Uruguaiana (HSCU) fechou a quinta-feira, 10/12, com 13 pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva destinada a pacientes com coronavírus (UTI Covid). Com isso, a instituição está buscando leitos em outros hospitais para transferência. Os pacientes são cadastrados no Sistema de Gerenciamento de Leitos do Estado.
A UTI Covid, que tem capacidade para dez leitos está lotada, e mais três pacientes estão na Retaguarda. Os leitos de Retaguarda servem para manter o paciente até que se consiga vaga para ele em outro hospital. Na quarta-feira, 9/12, já houve a transferência de um paciente para o Hospital Santa Casa de Alegrete.
Os pacientes internados têm entre 35 e 90 anos. Dos treze, seis têm diagnósticos confirmados e sete aguardam resultados de exames.
Entenda
Na manhã de terça-feira, 8/12, o HSCU atingiu lotação máxima na UTI Covid, que tem capacidade para dez leitos. Com isso, a instituição adotou novas medidas a partir das 14h de terça, e o Pronto Socorro passou a atender somente situações de emergência.
A Área Amarela foi fechada e será convertida em Área Vermelha, atendendo somente casos de emergência, enquanto a atual Área Vermelha servirá de retaguarda para a UTI Covid.
Os pacientes que necessitarem de atendimento classificado como Área Amarela deverão procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zilda Arns.
Já os pacientes que necessitarem de atendimento classificado como Área Verde e Azul devem procurar as Estratégias de Saúde da Família (ESFs).
Deixe seu comentário