CORONAVÍRUS
Saúde confirma primeiro caso de nova variante no Brasil
imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Apesar da confirmação, o ministério reforça que a situação permanece estável no país.
O Brasil confirmou o primeiro caso da variante EG.5 da covid-19, uma subvariante da Ômicron, conhecida popularmente como Éris, no Estado de São Paulo, segundo informações do Ministério da Saúde.
Conforme a pasta, a notificação veio do Estado de São Paulo na noite de quinta-feira, 17/8. Trata-se de uma paciente do sexo feminino, com 71 anos de idade, que reside na capital paulista. Atualmente, este é o tipo mais comum no mundo todo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) já registrou casos desta nova cepa em ao menos 51 países.
De acordo com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), a paciente já está curada, tendo apresentado os primeiros sintomas de febre, tosse, fadiga e dor de cabeça em 30/7, sendo que fez a coleta para exame laboratorial em 8/8. "A informação é de que a senhora está com o esquema vacinal completo", afirma o ministério.
Apesar da confirmação, o ministério reforça que a situação permanece estável no país e afirma que monitora permanentemente o cenário epidemiológico da doença.
Vacinação
Ainda de acordo com o ministério, para evitar casos graves, a vacinação é a principal medida de proteção. "A recomendação da vacinação como principal medida de combate à covid-19 se torna cada vez mais importante, com atualização das doses de reforço para prevenção da doença", disse em comunicado.
Desde o fim da emergência, decretado pela OMS em maio deste ano, ainda se mantém a recomendação para que os grupos de maior risco de agravamento pela doença continuem a seguir as medidas de prevenção e controle não farmacológicas, incluindo o uso de máscaras em locais fechados, mal ventilados ou aglomerações, além do isolamento de pacientes infectados com o vírus SARS-CoV-2. Ainda conforme o ministério, a recomendação também vale para pessoas com sintomas gripais.
Em relação a vacinação, Uruguaiana já aplicou 295.786 doses e com a bivalente 18.792 doses já foram aplicadas. O imunizante segue disponível nos postos de saúde do município e do interior. O atendimento acontece das 8h às 11h e das 14h às 17h.
Para covid-19 podem se vacinar pessoas a partir dos 12 ano em todas as unidades de saúde da cidade; crianças de seis meses a quatro anos somente Sala de Vacina do Posto Central; crianças de cinco a 11 anos em todas as unidades de saúde da cidade e adultos e adolescentes primeira ou segunda dose somente no Posto Central.
Deixe seu comentário