URUGUAIANA JN PREVISÃO

Restrições

STF decide que Estados e municípios podem restringir cultos

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem, 8/4, que Estados e municípios podem adotar restrições para as atividades religiosas. A questão havia sido alvo de decisões divergentes de ministros.

O julgamento começou na quarta-feira, 7/4, com o voto do relator da ação, ministro Gilmar Mendes, a favor de deixar estados e municípios decidirem sobre cultos. Mendes disse que a Constituição não defende um "direito fundamental à morte". "Ainda que qualquer vocação íntima possa levar à escolha individual de entregar a vida pela religião, a Constituição não parece tutelar um direito fundamental à morte", afirmou. Também votaram por manter a possibilidade de restrições às atividades religiosas os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Roberto Barroso, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio e Luiz Fux, presidente do STF.

Votaram a favor da liberação de cultos e missas os ministros Nunes Marques e Dias Toffoli. A ação em debate foi proposta pelo PSD, que pediu a inconstitucionalidade do decreto paulista.

Na segunda-feira, 5/4, Gilmar Mendes determinou, em decisão individual, que o decreto de São Paulo deveria continuar valendo. No sábado, 3/4, o ministro Nunes Marques havia liberado as atividades religiosas presenciais em todo país, em ação proposta pela Associação Nacional de Juristas Evangélicos (Anajure). O processo de Nunes Marque não foi tema da sessão do STF.


Príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, morre aos 99 anos Anterior

Príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, morre aos 99 anos

Uruguaiana chegou a 9 324 casos de covid-19 Próximo

Uruguaiana chegou a 9 324 casos de covid-19

Deixe seu comentário