'Chê de Deus'
Uma conversa em 'uruguaianês' para lançar livro de Lourival Gonçalves
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A noite fria de segunda-feira, 24/5, foi aquecida por uma animada "charla" cultural em formato de live, transmitida do Salão Nobre da Prefeitura de Uruguaiana para o lançamento do livro "Chê de Deus - Um Dicionário de Uruguaianês". A programação fez parte das comemorações de 175 anos de Emancipação Política de Uruguaiana.
Além do autor, Lourival Araújo Gonçalves, participaram da conversa o médico e escritor Nilson Luiz May; o professor Luiz Augusto Fischer; o poeta Colmar Duarte e o editor Carlos Jorge Appel, além dos depoimentos gravados do "Guri de Uruguaiana" Jair Kobe; Bebeto Alves, Valéria Surreaux, Maria Hilda Marsiaj e Sérgio Rojas e das mensagens enviadas por amigos e cultores do nativismo dos Pampas. Um time de peso, que interpreta na escrita e no canto a "alma gaúcha".
Lourival é médico presidente da Unimed Uruguaiana e dirigiu a Califórnia da Canção. May preside a Unimed Federação/RS mas dedica-se também à Literatura, que chama de "segundo ofício". Colmar acaba de traduzir a monumental obra "Martin Fierro", do argentino José Hernandez. Appel dirige a editora Movimento, responsável pela publicação em foco. E Fischer, que foi o inspirador de Lourival, com seu 'best seller', o "Dicionário de Portoalegrês", saudou o colega como "mais um loco na mesma enfermaria de escritores do Sul", homenageando-o pelo "serviço amoroso de cultivar por escrito as palavras que pertencem a todos e a uma comunidade de irmãos e parceiros".
Lourival reconheceu que "este é um dicionário que reflete o espírito das pessoas". E May sublinhou: "Este livro pereniza a linguagem da nossa Fronteira, que é universal". De fato, trata-se de uma linguagem bem-humorada pronunciada no "labiar" do cidadão uruguaianense. (Silvio Peter).
Deixe seu comentário