LUTO
Uruguaiana perde Luiz Stábile
imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Luiz Machado Stábile faleceu neste sábado, aos 92 anos
Faleceu na manhã deste sábado, 2/9, o advogado, político, poeta, professor e orador Luiz Machado Stabile, aos 92 anos.
Nascido em Uruguaiana, em 1931, foi aluno do Colégio União, do qual anos depois foi professor e diretor. Lecionou por 70 anos. Foi professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiur) e por fim, da Universidade do Adulto Maior.
Membro respeitado do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), foi eleito vereador em 1976 e reeleito em 1982. Permaneceu no Parlamento de 1977 a 1988. Em 2012, concorreu ao cargo de vice-prefeito.
Em 2014, em cerimônia alusiva aos 168 anos de Emancipação Política de Uruguaiana, recebeu no Palácio Rio Branco a mais alta condecoração municipal: a Medalha de Mérito, pelos relevantes serviços prestados na área educacional, social, política, cultural e comunitária no município de Uruguaiana.
Também se destacou na área do Direito e, em 2018, recebeu da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Rio Grande do Sul (OAB/RS), a comenda Oswaldo Vergara, maior distinção concedida pelos trabalhos que dignificaram a classe.
Figura proeminente da comunidade, sempre esteve envolvido em diversos projetos. Em dezembro passado, foi presidente da 44ª Califórnia da Canção Nativa, realizada entre os dias 7 e 10, na Concha Acústica César Passarinho, no Parque Dom Pedro II (Parcão).
Emérito orador, mantinha a muitos anos, aos sábados, programa com enfoque na cultura do Rio Grande do Sul, apresentado na rádio Charrua.
Stabile deixa a esposa, Gelci, e os filhos Fábio Silas e Samuel. Ele será velado na Câmara de Vereadores, das 12h às 17h.
Deixe seu comentário